Novas conexões na extensão

Redes sociais e aplicativos de mensagens facilitando a comunicação entre os extensionistas
publicado: 11/06/2021 16h20, última modificação: 11/06/2021 16h45

Redes sociais e aplicativos de mensagens  têm facilitado a comunicação entre os extensionistas

Desde que a pandemia eclodiu muitas transformações têm ocorrido no dia a dia dos estudantes. Foi necessário viver um processo de adaptações, inclusive na forma de se comunicar. Na extensão não foi diferente, o que era interação presencial virou virtual e, nesse cenário, as redes sociais se tornaram aliadas para possibilitar conexões também nas rotinas das ações.

Para Magnólia Felix, assessora de extensão do Centro de Ciências Agrárias (CCA), as atividades remotas geram essa necessidade de usar aplicativos de mensagens. “Embora eles já fossem utilizados antes, percebe-se que agora os bolsistas interagem mais, de modo que alguns deles até utilizam o grupo para tentar firmar parcerias entre projetos com temas afins”, conta a assessora.

Os grupos de bolsistas que já eram utilizados antes passaram a ser bem mais movimentados. Dúvidas quanto aos editais, informes sobre os  prazos para pagamento da bolsa e envio da frequência, além de compartilhamentos de conteúdos institucionais para a confecção de material gráfico são assuntos recorrentes nas mensagensGrupo de bolsistas dos projetos de extensão do CCSA. Imagem: captura de tela..

Segundo a assessora, a grande importância da ferramenta está em permitir uma celeridade na comunicação e um trabalho colaborativo entre bolsistas, no qual aqueles mais experientes atuam para sanar as dúvidas que surgem no grupo. Gabryelle Rodrigues, aluna bolsista da assessoria de extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), concorda que os grupos têm ajudado bastante na interação entre os alunos.

Ela também afirma que o espaço virtual tem contribuído para compartilhar as experiências dos projetos de extensão. “É nesses grupos que cada bolsista compartilha um pouco sobre sua vivência no projeto e as ações que vêm sendo realizadas. A gente também pode acompanhar as ações em diversas áreas e temas”, diz Gabryelle.

Whatsapp e redes sociais facilitam a comunicação entre as equipes dos projetos

Simone Eliz, estudante de jornalismo e bolsista do projeto de extensão “Paraíba Criativa”, conta que no início foi um pouco difícil lidar com a falta de comunicação presencial, mas que por já utilizarem as redes sociais para manter contato entre a equipe e com os agentes culturais, só foi necessário uma adequação no sentido de intensificar a comunicação.

Ela acredita que o Whatsapp tenha aumentado a produtividade da equipe por facilitar a interação entre eles. “As redes sociais, principalmente nesta época de pandemia, auxiliam muito na comunicação entre os membros da equipe. Uma das vantagens do Whatsapp é a instantaneidade, conseguimos respostas mais rápidas do que se fôssemos mandar um e-mail, por exemplo”, comenta a estudante.

CCA divulga grupo para bolsistas de extensão. Imagem: reprodução do Instagram.Para a estudante, as redes sociais tem auxiliado bastante na divulgação dos projetos que estão envolvidos. Ela assegura que o Instagram e Whatsapp são essenciais para a realização de entrevistas e divulgação da extensão Paraíba Criativa, que atua com a exposição e valorização da cultura paraibana.

É também o que afirma Gabriel Abrantes, o bolsista e líder da subequipe de gestão do projeto Fórmula UFPB. Ele é responsável pelas redes sociais do projeto e conta que o Instagram funciona como vitrine das atividades, o que acaba atraindo patrocínios e parcerias com empresas.

Ele acredita que o Whatsapp, quando combinado com  outros softwares de organização, faz a diferença na produtividade do grupo. “O WhatsApp é efetivo o suficiente para que seja utilizado como forma de comunicação, não substituindo softwares de organização de equipe, mas complementando-os com recursos como as mensagens instantâneas, o chat por áudios e a possibilidade de anexo de documentos e imagens”, afirma.

O bolsista compara a rede social com os fóruns de discussão utilizados anos atrás e diz que as trocas que ocorrem nos grupos de mensagens contribuem bastante para sua formação pessoal e profissional. “É uma maneira fácil de sanar dúvidas ou pedir ajuda em certas situações, além de trocar experiências, resultados do projeto e informar as outras partes sobre seu andamento,”conclui.

► Instagram do Paraíba Criativa: https://www.instagram.com/pb_criativa/

► Instagram do Fórmula UFPB: https://www.instagram.com/formulaufpb/

Reportagem de Aléssia Guedes (Bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.