Quem somos?

O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba é  um espaço com um rico acervo de cultura popular regional e nacional e entende que a cultura é um dos elementos que contribui na identidade de um povo. Criado em 1978, foi um dos primeiros espaços especializados em Cultura Popular na Paraíba. Surgiu como Superintendência de Artesanato (SUDART), que era um espaço de documentação voltado para o artesanato.

Com o crescimento da Universidade, o espaço transformou-se no NUPPO, que abarca  a biblioteca Altimar Pimentel e o Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP), e o Museu da Cultura Popular que conta com uma coleção de peças de cerâmica, brinquedos, gravuras, ex-votos e artefatos da cultura indígena, além de um grande acervo audiovisual.

O NUPPO, com o intuito de valorização da cultura popular através da divulgação, promove diversos eventos de visitações e exposições dentro do museu. Através das visitações é possível conhecer o extenso acervo, tanto iconográfico como bibliográfico, do Núcleo. Além disso, por meio das exposições há a democratização de diversas obras populares, além do conhecimento acerca dos artistas e suas diversas produções. Por intermédio das ações do NUPPO muitos artistas podem divulgar seu trabalho e o acervo de obras populares torna-se mais acessível e conhecido pela população e seus diversos públicos.

Um elemento muito importante da cultura popular é a Literatura de Cordel. Com isso, o NUPPO, através dos projetos de extensão ligados a ele, realiza rodas de leituras de diversos folhetos de cordel. Essas ações de leitura podem ocorrer tanto dentro quanto fora do museu e possui o objetivo de levar essa arte para o os públicos mais diversos possíveis.

Sendo assim, o Núcleo valoriza a performance e a oralidade como forma de promoção da arte, além de considerar a pluralidade de linguagens e as diversas formas de manifestação artística.Ademais, o museu também está ativamente presente nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. Através das mídias digitais é possível divulgar o acervo com vídeos e imagens do museu, além de performances gravadas de cordéis presentes no Núcleo, atingindo, dessa maneira, um público cada vez mais plural.

Além dessa promoção, é realizado também o contato com diversos artistas para que eles possam conhecer o museu e contar suas histórias e produções por meio do NUPPO. 

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