conteúdo

Notícias

Cursinhos Pré-ENEM

Projetos de Extensão da UFPB incentivam estudantes a ingressar na Universidade
publicado: 31/05/2021 12h49, última modificação: 01/06/2021 10h41
Exibir carrossel de imagens Sala de aula do Cursinho Pré-ENEM do Campus III _Imagem cedida pelo projeto

Sala de aula do Cursinho Pré-ENEM do Campus III _Imagem cedida pelo projeto

Cursinhos populares complementam a educação formal e ajudam estudantes a ingressar no ensino superior

Conceição Formiga concluiu o Ensino Médio em 2018, mas não conseguiu realizar o sonho de passar para estudar Medicina na UFPB nas duas primeiras tentativas. Ela sabia que precisava de orientação, porém faltava condições para pagar um cursinho preparatório. Por isso, ela conta que encontrar o Educa UFPB, projeto de extensão do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas, mudou sua vida.

“Me deram a oportunidade de aprender coisas novas e corrigir os erros que eu estava cometendo nos dois últimos anos de preparação. O apoio incondicional da equipe foi muito importante, porque, apesar da pandemia e da suspensão de aulas presenciais, eles continuaram na luta pra nos oferecer o melhor, não apenas na questão didática mas também psicológica”, elogia a estudante. 

Com todo esse incentivo, a jovem alcançou o primeiro lugar no curso de Medicina na UFPB e está muito animada com a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. "Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse sonho e que acreditam que a educação muda a vida das pessoas. Me sinto realizada.”

Por acreditar no projeto e perceber na prática a importância dele, Conceição agora integra a equipe do Educa UFPB, na condição de assessora e professora de Humanas. "Ajudo outras pessoas a continuarem sonhando e a conquistar a tão almejada vaga”, comenta.

O coordenador do curso, Wladimir Nunes, conta que as atividades do curso, nos moldes em que se encontra hoje, começaram em 2020. Inicialmente as atividades eram presenciais, mas, por conta da pandemia, precisaram se adequar ao modo remoto com aulas síncronas e assíncronas. 

Projeto Educa UFPB, no começo de 2020_Imagem: reprodução Instagram Educa UFPB)

O Educa UFPB optou por manter o número de vagas ofertadas durante o presencial na modalidade remota. “Tendo em vista que a estrutura de acompanhamento nas assessorias e monitorias são limitadas, não foi possível expandir a quantidade de vagas”, explicou Wladimir. 

As atividades retornaram no dia 30 de abril e 60 novos alunos foram selecionados para fazer parte do projeto. As aulas acontecem de segunda a sábado e são ministradas remotamente, no Google Meet. As aulas também ficam gravadas no canal do YouTube, assim alunos que não podem estar presentes assistem em outro momento.

De aluno a professor

A história de Erick Sabino Lima, graduando em Direito pela UEPB, é similar à de Conceição. Em 2013, ele foi aluno do cursinho pré-vestibular do Centro de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas (CCHSA) - Campus III da UFPB. Erick afirma que foi nessa experiência que descobriu sua vocação para a docência.  

“Quando comecei a ter aulas do projeto eu não tinha nenhuma orientação sobre como estudar para o ENEM ou qual seria a minha profissão. Na verdade, eu achava que depois do terceiro ano eu não ia continuar a estudar porque na minha família ninguém nunca entrou na faculdade”, relembra Erick. Ele ficou tão encantado com o projeto do cursinho e empolgado com as aulas que o resultado contrariou completamente sua expectativa inicial: Erick foi aprovado em primeiro lugar para cursar Direito na UEPB. Em 2016, ele voltou para o cursinho do CCHSA, dessa vez como professor, para retribuir um pouco do que tinha conquistado graças ao projeto.

Experiente no projeto, ele alerta para a responsabilidade de fazer parte do projeto. “Somos responsáveis por ministrar os conteúdos mais cobrados pelo ENEM, mas para além disso também somos responsáveis pelo primeiro contato da maioria dos estudantes do Ensino Médio com a Universidade e precisamos também servir de modelo e bom exemplo de estudante universitário”, relata o professor.

Aulão realizado na cidade de Belém - PB, em 2019_ Imagem: reprodução do Instagram cursinho_cchsa_ufpb

O cursinho preparatório Pré-Enem é uma ação do projeto “Inclusão Social de Estudantes da Rede Pública: educação, cultura e direitos humanos”. Coordenado pelo docente Marcos Barros, o projeto existe desde 2007 e, enquanto presencial, chegou a atender alunos de 17 municípios do Brejo Paraibano. Hoje, de modo online, eles expandiram consideravelmente a oferta de vagas. 

"Com o advento da pandemia, nós entramos nessa aventura de fazer uma oferta do curso pelo ensino à distância. A quantidade de alunos durante a pandemia quadruplicou, a gente tinha capacidade de ofertar apenas 400 vagas e, com o curso online e gratuito, ano passado tivemos 1665 matriculados pelo sistema sigeventos da UFPB”, explica Marcos.

Marcos acredita que o cenário se repita esse ano, por causa da dificuldade dos estudantes em terem acesso à cursinhos gratuitos. “A quantidade de cursos pré-vestibulares gratuitos pela internet ainda é muito restrita e nós tivemos alunos de todos os estados brasileiros, então a procura está sendo nacional”, explica.Reunião de planejamento do Cursinho Pré- Enem_Imagem SIGAA Extensão

Para ele, não há nada mais importante do que saber que cerca de 4,7 mil alunos já foram beneficiados pela extensão. “Hoje o direito à educação pública e de qualidade, apesar de ser um direito constitucional, não é alcançado por grande parte da população. O cursinho busca alcançar essa população excluída, historicamente deixada para trás, para que eles consigam ter uma ascensão social e profissional como universitários em uma universidade pública de qualidade.”

As inscrições para ser aluno do Pró-Enem ainda estão abertas e vão até dia 14 de junho,  as aulas começam já no dia seguinte. Interessados em fazer parte do projeto podem realizar a inscrição através do site do sigeventos da UFPB. O curso será ofertado todos os dias da semana e as atividades síncronas e web conferências serão realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da noite.

Link para inscrição: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/CPPCUAC-2021

Instagram do Cursinho Pró-Enem: https://www.instagram.com/cursinho_cchsa_ufpb/

Instagram do Educa UFPB: https://www.instagram.com/educaufpb/

Reportagem de Aléssia Guedes (Bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.