Formação de educadores rurais

Projeto de extensão na área de educação tem a proposta de diminuir a pobreza estrutural
publicado: 27/08/2021 12h18, última modificação: 30/08/2021 12h43
Exibir carrossel de imagens Dinâmica de formação do curso para educadores da zona rural. Imagem: reprodução de rede social.

Extensão oferece formação para 170 educadores da zona rural

Em uma rápida pesquisa é possível notar as desigualdades de condições da educação formal entre as escolas urbanas e as rurais. Em decorrência de questões estruturais da educação, muitas vezes as escola do campo repetem modelos adotados em outras realidades e acabam obtendo pouco sucesso em oferecer  para a população rural  uma educação libertadora. É para mudar essa realidade que um projeto de extensão do Campus III da UFPB está atuando.

Buscando oferecer  formação específica sobre as demandas de ensino no campo, o Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) está realizando um curso de extensão para educadores de escolas rurais. As atividades tiveram início em maio de 2021 e contam com a participação de 170 educadores da cidade de Esperança-PB.

A coordenadora do projeto, a professora Nilvania dos Santos Silva, do Departamento de Educação (CCHSA/UFPB), explica que o projeto de ensino vem sendo desenvolvido há cinco anos, mas que em 2020 ampliou as ações criando a ação de extensão para assim poder ampliar o alcance.

“Outras edições da formação foram feitas desde 2016 porém como projetos de licenciatura pela PROLICEN, com alunas do curso de pedagogia que já se formaram. A partir de 2020 que foi criado o projeto de extensão pelo PROBEX, com o intuito de continuar com a formação, desenvolver o que já temos.”

O público alvo do projeto são coordenadores pedagógicos, gestores de escolas rurais e principalmente professores que atuam diretamente com alunos da zona rural. Ana Clara Fontes, discente de pedagogia na UFPB e extensionista do projeto, comenta sobre a atuação do projeto:Registro de atividade com educadores de Pirpirituba-PB. Imagem: reprodução do perfil @projeto.probexx

“O projeto é de suma importância, levando em consideração que atendemos algumas das necessidades dos professores que neste momento estão com dificuldades devido a pandemia. Em geral, todos os projetos de extensão levam conhecimentos muito importantes para todo e qualquer público que ele trabalhe, atendendo necessidades e buscando conhecimentos de ambas as partes.”

Nilvania comenta que a extensão traz benefícios para todos os envolvidos na formação. As discentes de pedagogia da UFPB, que atuam como voluntárias, aprendem com as profissionais de educação já formadas e, ao mesmo tempo, essas profissionais aprendem com as estudantes que preparam os conteúdos específicos da educação no campo.

A professora Maria Solange Luna Alves, participante da formação em 2020, que atendeu educadores de Pirpirituba - PB, relata que as atividades podem trazer conhecimentos interessantes para atuação dentro da sala de aula. “Ao participar de uma formação, principalmente essa, os resultados sempre são positivos. A atuação em sala melhora muito e eu ganho mais conhecimentos teóricos para logo pôr em prática e a comunidade ganha com isso, já que minha ação melhora.”

Em 2021 a formação está trabalhando a temática da educação no campo através de leituras de artigos especializados e oficinas pedagógicas. Como os encontros são realizados remotamente, a extensão conseguiu oferecer uma turma até maior que no ano passado, quando a expectativa eram os encontros presenciais.

A equipe tem utilizado as redes sociais para registrar e divulgar as  atividades que realiza. Para acompanhar as ações do projeto, basta acompanhar o perfil da ação no instagram @projetoprobexx.

Reportagem de Liryel Araújo (voluntária PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.