conteúdo

Notícias

Gastronomia Social

Iniciativa desenvolve receitas para geração de renda e combate à fome
publicado: 15/02/2022 18h58, última modificação: 18/04/2022 18h13
Exibir carrossel de imagens Bolos e doces feitos de coco verde pelas participantes de diversas cozinhas comunitarias. Imagem cedida pela equipe.

Bolos e doces feitos de coco verde pelas participantes de diversas cozinhas comunitarias. Imagem cedida pela equipe.

Projeto do Departamento de Gastronomia da UFPB intervém para reduzir o desperdício de alimentos e contribui com o desenvolvimento de práticas sustentáveis

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), no Brasil existe um grande desperdício de alimentos tanto na produção, quanto nas etapas de consumo. É para combater esse desperdício que atua o  projeto de extensão “Gastronomia Social": Difusão de Tecnologias para combater o desperdício de alimentos e a fome”.

Atuando desde 2017, o projeto é continuação de outras ações desenvolvidas pelo Departamento de Gastronomia (CTDR/UFPB). O objetivo do projeto é colocar a gastronomia como uma alternativa de geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. 

Ingrid Dantas Gonçalves, coordenadora da ação e docente do Departamento de gastronomia, conta que sua motivação para submeter a proposta foi atuar no combate à fome. “A ideia para a submissão desse projeto veio da preocupação em dar destino a alimentos que são desperdiçados e poderiam contribuir com a diminuição da fome, bem como também poderiam ser uma opção de trabalho e renda”, explica a docente.Bolinho de Coco Verde. Imagem  captura de tela do ebook Coco verde Receitas para combater o desperdício, p.18.

No começo da ação, o projeto capacitou as mulheres de seis comunidades de João Pessoa para usar  polpa de coco verde em variadas receitas de doces, compotas, saladas e outras.

No Laboratório Cozinha Experimental e nas cozinhas comunitárias municipais, foi possível ensinar às mulheres como aproveitar o material abundante  e geralmente desperdiçado.

Dessa atividade surgiu o grupo de Economia Solidária denominado "Donas do coco", que tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa e da  UFPB.

Novos rumos nas ações em decorrência da pandemia

Em 2021, o projeto passou a realizar outras atividades. Cuidando para manter o distanciamento e assim garantir condições seguras para evitar contaminação pelo Coronavírus, a ação ofereceu novas  oficinas, dessa vez com uma proposta mais abrangente. 

“No seguimento da pandemia foi necessário repaginar e criar a Escola de Gastronomia Social, onde agora estão sendo ofertados cursos no formato híbrido (video-aulas teóricas e uma aula prática presencial). Só em 2021 mais de 150 pessoas fizeram o curso e em todos os anos de projeto mais de 500 pessoas foram qualificadas”, acrescenta Ingrid Dantas.

Oficina de confecção de bolos, no Laboratório Cozinha Experimental. Imagem cedida pela equipe.
Oficina de confecção de bolos, no Restaurante Popular de Mangabeira. Imagem cedida pela equipe.

Para alcançar também aquelas pessoas que não conseguiam fazer o curso, o projeto criou o ebook “Gastronomia Solidária”, que além de receitas de alimentos feitos de forma econômica, traz informações sobre formas de comercialização.“O livro, que foi desenvolvido para oferecer uma alternativa de renda para a população que ficou impossibilitada de trabalhar durante a pandemia, traz receitas elaboradas por grandes nomes da gastronomia brasileira”, comenta a docente Ingrid Dantas.

As receitas que compõem o livro também foram publicadas na rede social da ação, o perfil @labcozinhaexperimental. Além das receitas, é possível encontrar no perfil conteúdos sobre práticas para evitar o desperdício e ainda gerar renda.

Gastronomia local como forma de fortalecer a comunidade

Uma das bases do projeto é tornar os conhecimentos da gastronomia uma forma de  fortalecer economicamente a comunidade atendida. Exemplo disso foi o  "Drive thru" do milho ou “Arraiá Solidário”, uma atividade promovida pelo projeto que auxiliou 130 agricultores oriundos de 22 municípios da Paraíba na comercialização de itens utilizados nas comidas juninas. 

Na ação, os pedidos eram feitos por meio de formulários online que eram passados aos produtores e, nas datas agendadas, os clientes iam à feira somente fazer a retirada. Aproximadamente meia tonelada de milho e cerca de 300 itens de comidas típicas foram comercializados com essa ação.Produtores na entrega dos produtos do Arraiá Solidário. Imagem cedida pela equipe.

A realização do Arraiá Solidário foi uma importante estratégia para gerar renda para as famílias agricultoras e, ao mesmo tempo, manter viva  a tradição das  comidas juninas. Dessa forma, a ação atuou no enfrentamento do impacto econômico da pandemia, mantendo a renda dessas 130 famílias e auxiliando as pessoas afetadas economicamente pela pandemia. 

Por conta desta ação, o laboratório recebeu no ano passado o prêmio "Criativos 2020" na categoria Gastronomia. O prêmio foi concedido pela  Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), pelas as ações que contribuíram com a diminuição dos danos causados pelo isolamento social.

Essa não foi a única premiação recebida pela ação. Ao longo dos anos, a atuação do projeto recebeu diversos reconhecimentos, entre eles citamos o Prêmio Elo Cidadão (por três anos seguidos), concedido pela Pró-reitoria de Extensão da UFPB; o Selo de reconhecimento no combate ao desperdício de alimentos, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2018 e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2019, concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Brazoa), que resultou a inclusão de João Pessoa no mapa do turismo sustentável do Brasil.

►Livro "Receitas com milho"

► Livro "Coco verde: receitas para combater o desperdício"

 Reportagem de Liryel Araújo (voluntária PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.