Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Notícias das ações de extensão > Notícias das ações de extensão_2 > Alimentação infantil descomplicada

Alimentação infantil descomplicada

Extensão orienta mães e pais no Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW/UFPB
publicado: 04/04/2022 15h47, última modificação: 13/06/2022 11h00

Extensão orienta mães e pais sobre a alimentação infantil no setor de puericultura do Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW/UFPB

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2019, cerca de 38 milhões de crianças menores de 5 anos estavam com sobrepeso ou obesidade, fatores que podem trazer complicações futuras.

É para atuar na prevenção de doenças decorrentes da má alimentação que atua o projeto de extensão “Saúde Alimentar na Puericultura”, no setor de puericultura do Hospital Universitário da UFPB. A ação orienta mães, pais e acompanhantes no processo de introdução de alimentos na rotina de crianças. O projeto desenvolve atividades oferecendo informações sobre alimentação infantil e prevenção da obesidade, que é fator de risco para outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Além das ações presenciais, também há a disseminação de conhecimento nas redes sociais. O projeto, assim, tem como principal função democratizar as informações acerca da saúde alimentar infantil e fomentar maior independência dos pais para que consigam conduzir, de forma saudável, a amamentação, a transição alimentar e a alimentação de suas crianças.

Os extensionistas realizam duas vezes por semana um momento de panfletagem e de respostas às dúvidas no Hospital Universitário. A equipe trabalha temas como aleitamento materno, introdução alimentar, alimentação e obesidade infantil e são entregues às mães, pais e cuidadores. Atividade saúde alimentar infantil. Imagem cedida pela equipe.

Para a coordenadora do projeto, a professora do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB) Marília Barbosa, o projeto tem grande relevância na sociedade no processo de auxiliar as famílias. "O projeto visa orientar aos pais e cuidadores de nossos pacientes e toda a comunidade sobre alimentação infantil até o dois anos, tirando dúvidas sobre outros cuidados com as crianças também", destaca a professora.

Para a bolsista do projeto, Amanda Feitosa, do curso de medicina, o projeto é muito valoroso, pois a puericultura é essencial para o desenvolvimento infantil. “Os primeiros meses de vida são de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, visto que é um período de janela de oportunidade para se ter um maior impacto nos hábitos que ainda estão se sedimentando”, diz a estudante.

Amanda também destaca que o projeto é um facilitador para os pais e cuidadores de crianças. “O projeto se apresenta como uma alternativa em auxiliar no processo de desenvolvimento, sendo um suporte aos pais e responsáveis dessas crianças, ajudando-os a terem um domínio de conhecimento principalmente sobre alimentação infantil”, conta

A extensionista também expõe seu aprendizado positivo na extensão. “Além de agregar na formação pessoal e acadêmica, foi bastante interessante conhecer e compartilhar experiências com os pais das crianças, permitindo maior integração entre a equipe e desenvolvimento de habilidades de comunicação e ensino, mídias digitais, além de promover humanização no cuidado e experiência para nossa prática profissional”, revela a estudante.

Para outras informações, acompanhe o Instagram do projeto https://www.instagram.com/saudenapuericultura/

Reportagem de Arthur Souza, bolsista da PROEX (2021). Editada por Comunicação PROEX.