conteúdo

Notícias

Cursos de extensão da UFPB

Extensão proporciona novos conhecimentos para discentes da UFPB
publicado: 16/11/2021 15h39, última modificação: 02/12/2021 16h57
Exibir carrossel de imagens Curso de violão para cegos oferecido pelo CCTA/UFPB. Imagem cedida pela equipe (2021).

Curso de violão para cegos oferecido pelo CCTA/UFPB. Imagem cedida pela equipe (2021).

Participar de cursos de extensão permite que os discentes entrem em contato com experiências profissionais e ganhem novos conhecimentos.

Além dos projetos, a extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba também oferta diversos outros eventos que tem o objetivo de conectar os conhecimentos adquiridos dentro da Universidade com as diversas realidades que estão fora da academia como, por exemplo, os cursos de extensão.

Em 2021, 114 cursos já foram ofertados pela UFPB, sendo 45 atividades que já foram concluídas e 69 ainda em execução. Segundo dados da COPAC, até outubro deste ano, 1219 pessoas haviam sido atendidas pelos cursos de extensão. Assim como nas outras atividades, os cursos precisam pertencer às áreas temáticas da extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho), o que permite uma ampla oferta de cursos com abordagens variadas. 

Emília Vasconcelos, estudante do sexto período de enfermagem, acredita que é indispensável a participação dos discentes em cursos de extensão durante a graduação. “Nos cursos também podemos abordar temáticas e conteúdos que não temos chances de ver durante a graduação e isso contribui imensamente para a nossa formação acadêmica e pessoal”, ressalta a jovem.  

A primeira experiência da estudante com os cursos de extensão foi como aluna bolsista do curso “Equidade e Saúde: formação para extensionistas”, do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Ela conta que durante a atividade, as participantes puderam debater textos relacionados à promoção de saúde, equidade, SUS e o atual contexto social diante da pandemia, o que tornou a experiência bastante construtiva. 

“A extensão é um dos pilares mais importantes de uma Universidade. Super incentivo que amigos de outros cursos participem, porque o que aprendemos em projetos e cursos que são ofertados pela extensão muitas vezes não conseguimos aprender em uma sala de aula durante a graduação, é uma expedição muito rica”, incentiva a estudante. Tela SIGAA_Portal público

Entre os departamentos da Universidade, o Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas (DLEM/CCHLA) se destaca pela quantidade e variedade de cursos de extensão. Carolina Gomes, vice-chefe do DLEM, destaca o impacto da oferta desses cursos para a sociedade. “É o momento em que a Universidade extrapola seus muros para atender a uma demanda social, no nosso caso, o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira”, argumenta. 

Carolina também comenta a importância dos discentes participarem dos cursos de extensão. Para ela, os estudantes de Letras podem antecipar suas experiências profissionais ao participarem de cursos de extensão, principalmente por serem futuros professores. A docente acredita que é uma oportunidade para os discentes repensarem suas práticas em sala de aula e utilizar as teorias discutidas nas aulas da graduação.

“Cada participante possui seu próprio motivo para participar dos cursos oferecidos. Mas, acreditamos que a experiência com a língua estrangeira pode agregar no currículo profissional, na instrumentalização em língua estrangeira e na internacionalização das ações da universidade”, defende Carolina. Atualmente, o DLEM oferece cursos de Conversação em Espanhol, Conversação em Inglês, Francês através de música, Literatura e bordado, dentre outros. 

Para saber quais são os cursos em execução no momento, os estudantes podem consultar a aba “extensão” no SIGAA, selecionar a opção “Visualizar Cursos ou Eventos” e consultar os cursos que estão com as inscrições abertas. 

 

 Reportagem de Aléssia Guedes (Bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.