Projeto 'Mares Sem Plástico'

Extensão do CCEN promove ações educativas visando a preservação dos mares e praias
publicado: 07/06/2021 11h52, última modificação: 11/06/2021 16h41
Exibir carrossel de imagens Coleta de resíduos nas praias de João Pessoa_Imagem cedida pela equipe (2021)

Coleta de resíduos nas praias de João Pessoa_Imagem cedida pela equipe (2021)

Com o objetivo de falar sobre a influência do oceano em nossas vidas, bem como sobre o impacto das atividades humanas no ambiente marinho, foi criado, em 2019, o projeto Mares Sem Plástico. A ação realiza atividades educativas envolvendo cidadania e ciências em escolas e praias de João Pessoa e Região Metropolitana.

Segundo Cláudia Cunha, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Química da UFPB,  o lixo plástico que atinge os oceanos tem origem em fontes terrestres ou em atividades humanas. Por tanto, as ações desenvolvidas pelo projeto buscam fazer intervenções que promovam o descarte correto do resíduo sólido.

As atividades do projeto são desenvolvidas em vários formatos, podendo ser mutirões de limpeza de praia, intervenções artísticas em galerias pluviais, conscientização nas ruas e palestras em escolas. "Nossa maior dificuldade é quanto ao consumo consciente, ao descarte correto dos resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada. Por isso, nossas ações contemplam esses eixos transversais", explica Cláudia Cunha.

Coordenadora da ação em uma oficina do projeto. Imagem cedida pelo projeto (2021)De acordo com os dados do projeto, os mutirões de limpeza nas praias já coletaram cerca de meia tonelada de resíduos deixados na faixa de areia e restinga. Nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, o principal resíduo deixado é bituca de cigarro, já nas demais praias a variedade de materiais é grande (tampinhas de garrafa, canudos, embalagens plásticas, redes de pesca e isopor). A equipe relata ainda que está cada vez mais comum encontrar utensílios domésticos, como escova de dentes ou objetos de cozinha.

O Mares Sem Plástico foi um dos poucos projetos que optaram e conseguiram manter suas atividades de modo presencial e online na pandemia do Covid-19. Os mutirões, intervenções artísticas e palestras em escolas, continuaram de forma presencial, com uma equipe reduzida e adotando todas as medidas de proteção e higiene em vigor. Paralelamente, a equipe passou a realizar algumas ações com ferramentas online, investindo principalmente em comunicação nas redes sociais, produção de lives, debates e mesas-redondas.

Segundo o Atlas do Plástico 2020, 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidos no Brasil por ano, sendo 13,5% plástico. O país tornou-se o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11,3 milhões de toneladas, mas apenas 1,28% são reciclados, o equivalente a 145 mil toneladas.

Educação ambiental para crianças

Para Rayanne Fernandes, extensionista e estudante de Química Industrial,  o projeto tem sido importante para ajudar a compreender e a saber lidar com pessoas diferentes. Colabora ainda oferecendo experiências de trabalho em equipe e mais segurança para  debater a temática do meio ambiente.

No projeto há atividades para todas as faixas etárias, mas são aquelas destinadas para crianças que são especiais para Rayanne. A estudante conta que o aprendizado não para na escola, que os pais procuram o projeto para comentar que as crianças gostaram de aprender sobre o tema.

"As ações que mais mexem comigo são as que realizamos com as crianças. Elas sempre estão de braços abertos para nos receber, sempre ouvem, debatem, perguntam, dão exemplos que acontecem em suas vidas, se interessam e o mais importante, levam tudo que passamos para sua família. E nesse momento sabemos que devemos continuar e nos doar o quanto pudermos!”, afirma a estudante.

Em 22 de março de 2021, conhecido como o Dia da Água, o projeto levou até uma escola particular de João Pessoa uma palestra sobre a importância de preservar os oceanos e apresentou os lixos plásticos que são recolhidos nas praias. Ação do projeto pintou galerias pluviais para sensibilizar a população. Imagem cedida pelo projeto (2021)

A escola de educação infantil ao fundamental I recebeu a ação após indicação do estagiário Henrique Castilho, que estuda Educação do Campo na UFPB, é extensionista de um projeto com temática ambiental e  nessa rede de contatos conheceu o Mares Sem Plástico. O estudante lembra que gostou de reconhecer o brilho no olhar das crianças ao aprender algo novo, além de observar uma maior percepção dos alunos com o outro e com o meio ambiente.

“A gente vendo as fotos (da palestra) depois, cada olhar daquele brilhando para ver uma pessoa diferente falando sobre uma temática tão legal, de uma forma interativa, é extremamente gratificante. Eu, que estou começando a minha carreira na educação, já sei que essa é a melhor recompensa”, disse o estagiário.

Após a palestra, a equipe pedagógica da escola se motivou para continuar promovendo atividades sobre meio ambiente e ações para recolher resíduos sólidos.  Para entrar em contato com a equipe do Mares Sem Plástico e combinar uma palestra, eles disponibilizam o Instagram (https://www.instagram.com/maressemplastico/) e o email (maressemplastico@gmail.com).

Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.