Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Notícias das ações de extensão > Notícias das ações de extensão_3 > Entrevista com a assessora de extensão do CCHLA
conteúdo

Notícias

Entrevista com a assessora de extensão do CCHLA

Pollyanna Oliveira falou sobre suas vivências na extensão universitária
publicado: 08/06/2021 17h12, última modificação: 24/06/2021 17h44
Exibir carrossel de imagens Pollyanna Oliveira, assessora de extensão do CCHLA. Servidora técnico-administrativa, Pollyanna atua desde 2018 nas ações do centro.

Pollyanna Oliveira, assessora de extensão do CCHLA. Servidora técnico-administrativa, Pollyanna atua desde 2018 nas ações do centro.

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB é  um dos Centros com maior quantidade de atividades extensionistas -  atualmente tem 83 ações em execução. Para dar fluidez de comunicação entre as equipes e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) uma figura é essencial: a assessora de extensão do Centro. No CCHLA, desde 2018, essa função é exercida por Pollyana Souza Oliveira.

A servidora foi transferida da Assessoria de Administração do CCHLA para a Assessoria de Extensão para trabalhar ao lado de Nívia Pereira e Maria Aparecida Guimarães. Mas não precisou nem trocar de sala, as duas assessorias dividem o mesmo espaço. E foi assim que ela se apaixonou pelo conceito de extensão antes mesmo de trabalhar com essa dimensão acadêmica.

“A partir de então, minha paixão pelas ações extensionistas só aumentou, e não há nada mais prazeroso do que trabalhar com ações que conseguem, a um só tempo, realizar o empoderamento comunitário e ampliar a formação discente”, disse a assessora.

Hoje Pollyanna é a assessora de extensão titular no CCHLA e sua atuação repercute nas atividades extensionistas de uma grande comunidade. A equipe de comunicação da PROEX conversou com a assessora sobre a importância da extensão, o que representa para ela e como está sendo desenvolvido o trabalho durante a pandemia. Confira a entrevista completa:

PROEX: Como é assessorar um dos Centros com maior número de ações de extensão universitária?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista.É muito motivador trabalhar com um Centro que atende a um grande número de comunidades e que muda a vida de centenas de pessoas, incluindo os discentes bolsistas e voluntários do Centro. Para ter uma ideia da relevância das ações do CCHLA, somente neste ano, e apesar de todas as contingências impostas pela pandemia da COVID-19, temos 83 ações de extensão em execução – e ainda estamos em plena seleção de projetos do edital UFPB NO SEU MUNICÍPIO 2021!

PROEX: Qual a importância da academia permanecer conectada através da extensão com a comunidade?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista.A importância é indiscutível: o próprio conceito de Universidade, insculpido no art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, estabelece a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como condição para a caracterização da Universidade em nosso Estado. 

O poder transformador da Extensão, diga-se ainda, se manifesta pelo empoderamento das comunidades estabelecidas como público-alvo das ações. Imagine só o caso do projeto Vamos conversar sobre artigos científicos? Um convite aos colegas professores da educação básica, submetido ao edital PROBEX 2021, que se dirige à formação continuada de professores, trazendo-os de volta à pesquisa científica, mesmo depois de anos distantes da Universidade? Ou os projetos de saúde mental do CCHLA, que levam a pessoas desprovidas de uma assistência em saúde jamais possibilitada fora do âmbito da extensão? É magnífico. Além disso, os discentes envolvidos muitas vezes descobrem seus caminhos e talentos profissionais somente quando ingressam na extensão. Não tenho palavras! É transformadora! Salve a Extensão Universitária!

PROEX. Quais os desafios que a Pandemia de Covid-19 trouxe para os projetos de extensão do CCHLA?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista. Os desafios são muitos: algumas comunidades que participam como público-alvo do processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político da extensão do CCHLA são muito carentes e excluídas digitalmente. Mas houve a reinvenção: para se adaptar aos tempos remotos, algumas ações passaram a se dirigir ao treinamento de representantes das comunidades, para que pudessem, por sua vez, transmitir as iniciativas das ações mais de perto. Infelizmente, isso pode ser desafiador demais, mas o CCHLA soube se reinventar e se fortalecer diante das contingências das ações remotas. Continuamos firmes e faremos tudo o que for necessário para que ninguém fique para trás!

PROEX. Como você encara a nova realidade do online na extensão?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista. Embora tenhamos tido, ao lado dos desafios, uma ampliação em termos de conexão com pessoas de lugares muito distantes – ano passado, por exemplo, o projeto 'A Extensão Ocupa a Praça' realizou várias lives quinzenais com professoras e professores de universidades de todo o Brasil -, e os cursos ofertados pelos vários projetos alcancem um sem-número de participantes externos, não é de se comemorar.

A extensão precisa ir à comunidade; precisa levar a Universidade para além dos muros, em uma interação transformadora que implique em sentar-se lado a lado com os mais desvalidos da comunidade externa e ouvir suas queixas e necessidades, para melhor atendê-los. Não podemos nos conformar com esse formato remoto.

PROEX. Em quais sentidos a extensão pode impactar na formação universitária?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista.Em todos! Ouço muitos(as) discentes que se percebiam perdidos, sem rumo, antes de participar de projetos extensionistas, e que tiveram seu destino muito bem delineado depois de participarem das ações. O projeto UFPB no combate à Covid-19: plantão psicológico e saúde mental, que atua há anos no CCHLA – claro, sob outros nomes, mas com a mesma coordenação –, no PROBEX, tem formado alunos e alunas que não têm dúvidas de que seguirão na Abordagem Centrada na Pessoa depois de formados. Conheço vários que já se graduaram e atuam na área como profissionais realizados pela escolha feita. Participar da extensão é divisor de águas na escolha do ramo a ser seguido dentro da carreira profissional.

PROEX. Para você, o que a extensão universitária representa?

Assessora do CCHLA, Pollyanna Oliveira. Entrevista. É minha motivação diária, a alegria de fazer a diferença na formação humana e profissional dos discentes e no empoderamento dos mais diversos setores da sociedade. Não me vejo longe da extensão; quero trabalhar incansavelmente para que ela se fortaleça cada dia mais!

 

Projetos citados na entrevista

 Projetos citados na entrevista 3Projetos citados na entrevista 2Projetos citados na entrevista 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.