conteúdo

Notícias

Incubes

Projeto de incubadora de empreendimentos cria site para estimular Economia Solidária
publicado: 25/08/2021 15h05, última modificação: 26/08/2021 15h46

INCUBES atua para impulsionar empreendimentos populares

Na maternidade, as incubadoras são responsáveis por auxiliar o crescimento do bebê, oferecendo segurança e um ambiente tranquilo para se desenvolver, reduzindo o risco de mortalidade. Podemos manter o mesmo conceito para definir as incubadoras de empreendimentos, elas os fortalecem e apoiam os trabalhadores para que alcancem melhores condições de trabalho e vida. Na UFPB, temos uma incubadora universitária, que invés de bebês, atua desenvolvendo Empreendimentos de Economia Solidária (EES), através da integração de ensino, pesquisa e extensão.

A INCUBES, um projeto de extensão que oferece assessoramento e suporte aos empreendimentos, surgiu há 20 anos, inicialmente como um programa de extensão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC). Hoje, o projeto busca as melhores técnicas, estratégias e ferramentas para melhorar os processos de produção, gestão e comercialização das EES que atendem.Você sabe o que é um Empreendimento Econômico Solidário? Card

No ano passado, durante a pandemia, as ações do projeto ficaram concentradas no site Enlaces (Espaço Colaborativo de Economia Solidária). Foram atendidos empreendimentos que se inscreveram na ação, totalizando 23 projetos. Para o ano de 2021, o projeto pretende realizar oficinas, formações, campanhas e feiras virtuais. Também vão participar da organização de eventos parceiros, o aniversário do projeto e um ano do Enlaces.

Os EES foram muito afetados nos últimos meses. Muitos trabalhadores ficaram impossibilitados de atuar nos seus espaços de comercialização e faltava proximidade com as ferramentas online para o desenvolvimento de um e-commerce, como habilidades em marketing e redes sociais. O coordenador do Incubes, Vanderson Carneiro, explica que além disso, a falta de políticas públicas, linhas de crédito e documentações para participarem de editais, contribuíram para a precarização do setor.

A extensão teve papel importante no desenvolvimento da Economia Solidária no Estado, participando da criação de um fórum estadual em 2005 . Também apoiou a elaboração de um plano e lei estadual para o desenvolvimento da Economia solidária na Paraíba.

A extensão atuou diminuindo essas dificuldades, mas antes, buscou conhecer quais eram elas. Fez um levantamento de informações atualizadas sobre os empreendimentos, buscando conhecer o território que estão inseridos e como planejar as estratégias de marketing e comercialização.

O coordenador explica que o Enlaces está configurado em quatro eixos de ação: levantamento e análise de dados, visibilidade para as EES, estratégias para promover a comercialização dos produtos e o assessoramento. É um processo que considera histórias e saberes, além de estimular a Economia Solidária.

"Mesmo de forma virtual, as ações buscam manter estes processos formativos, dialógicos e de aproximação da equipe da incubadora e os trabalhadores e trabalhadoras dos EES. Eles criam uma relação de confiança, solidariedade e proximidade, com o objetivo de que o assessoramento virtual seja capaz de se desenvolver.", explica Vanderson Carneiro.

As sementes solidárias da Incubes

A lanchonete EcoLanches comercializa produtos saudáveis no campus I da UFPB desde 2015, quando participou da incubadora de EES realizada pelo Incubes. É um grupo de mulheres da comunidade São Rafael, em João Pessoa, que administra e gera renda com a lanchonete.

Mulheres que trabalham com a Ecolanches. Imagem cedida pela equipe.Além delas, a equipe é composta por professores, técnicos e discentes de variados cursos, dentre eles gastronomia, gestão pública e engenharias. Eles atuam promovendo formação profissional e cidadã, assessorando as atividades e articulando parcerias para fortalecer a Ecolanches.

A pandemia fechou a lanchonete e as mulheres ficaram impossibilitadas de exercer suas atividades, afetando de forma dramática suas rendas. Em parceria com a rede de apoio social da comunidade, elas se tornaram beneficiárias e colaboradoras ativas, participando da organização e distribuição das doações para famílias em vulnerabilidade.

“Toda sexta-feira temos um compromisso marcado com a comunidade!”, disse Tamires de Oliveira, uma das moradoras que atua no Sopão Solidário. Ela avalia como uma ótima experiência, principalmente, por poder ajudar a comunidade. Ela relembra que as doações assumem um papel importante para dar continuidade ao projeto e atender as pessoas em vulnerabilidade.

Desde de 2020, a equipe está realizando o Sopão Solidário e já executou a nona edição. Na última, 71 famílias foram beneficiadas.  Segundo a coordenadora da extensão, Mariana Nóbrega,  entre julho e agosto do ano passado, foram mais de 2.000 sopas distribuídas. A ação ocorre semanalmente e distribui em média 190 refeições em cada. Na última sexta (13), o projeto alcançou a marca de 1.500 sopas. Seguindo o planejamento até dezembro, a meta é entregar 5 mil.

O projeto EcoLanches - Sopão Solidário recebe doações por meio do PIX para financiar as ações: sopaosaorafael@gmail.com

Você também pode participar do programa de apadrinhamento da EcoLanches e ajudar o projeto a continuar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuWF09Kxsy4OtSuzIX2HDyitvT95Py4NEneO1x0jCYmgiPKg/viewform

Acompanhe o catálogo dos empreendimentos solidários atendidos pelo projeto Incubes: https://www.enlacespb.org/

Para cadastrar seu empreendimento, basta preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuWF09Kxsy4OtSuzIX2HDyitvT95Py4NEneO1x0jCYmgiPKg/viewform

 

 Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.