conteúdo

Notícias

Plantão Fiscal

610 empreendedores já foram atendidos por projeto que tira dúvidas sobre questões tributárias
publicado: 04/11/2021 17h06, última modificação: 09/11/2021 11h50

Projeto de extensão do CCAE atua levando informações para empreendedores 

No Vale do Mamanguape, o projeto Plantão Fiscal facilita o acesso dos empreendedores à informação de qualidade sobre questões tributárias relevantes para o funcionamento de uma empresa ativa e regulada. A coordenadora da extensão, a professora Josicarla Santiago, explica que “o governo exige bastante e o acesso à informação nem sempre é simples”. Em três anos de projeto, a ação já soma 610 beneficiados, sendo eles micro e pequenos empresários, formais e informais, além de pessoas físicas em geral.

O público principal do projeto são os Microempreendedores Individuais (MEI), que são a maior parte das empresas abertas e ativas no Brasil, eles são responsáveis por mais da metade dos negócios ativos no país (57%), sendo 12,9 milhões de pequenas empresas em funcionamento atualmente.

Com o desejo de empreender, surge um novo desafio: entender o fluxo das exigências para manter a empresa em funcionamento e garantir benefícios. “Imagine alguém que deseja ter a sua própria renda, principalmente neste período de pandemia, e busca empreender, sem o conhecimento necessário, provavelmente, o começo de sua jornada não será fácil por não ter o entendimento das responsabilidades, burocracias e até melhores formas de gerir o seu negócio”, disse a estudante de Ciências Contábeis e extensionista do projeto, Amanda Farias.

As principais dúvidas são relacionadas ao MEI e a necessidade de regularizar as dívidas no prazo estabelecido pela Receita Federal. A equipe responde bastante  sobre a reimpressão do DARF para pagamento de multa, regularização da empresa, pendências do CNPJ e envio das obrigações. Durante a pandemia também surgiram muitas dúvidas sobre o auxílio emergencial.

A constatação dessa dificuldade foi uma das motivações para criar o projeto Plantão Fiscal, uma ação de Extensão vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE). A extensão atende de forma remota empreendedores que têm dúvidas em relação à questões tributárias e pessoas com vontade de empreender, além de criar conteúdo educativo nas redes sociais. 

As principais dúvidas do público estão relacionadas às obrigações do MEI, a regularização, resolução de pendências e a verificação da situação da empresa, elencou a coordenadora. Outros assuntos que são esclarecidos junto aos beneficiados são questões relacionadas ao imposto de renda e a realização de planos de aposentadoria.

Atendimentos do Plantão Fiscal

Foi em uma reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto que Valdirene Rosas, uma professora aposentada, agricultora e presidenta da associação, conheceu o projeto de extensão Plantão Fiscal. A reunião com os alunos do projeto foi organizada para apresentar algumas atividades, dentre elas o atendimento tira dúvidas sobre questões tributárias.

Movida pela necessidade de compreender assuntos de interesse das pessoas do campo, Valdirene passou a consultar a extensão. Para a presidenta, essas informações podem levar o sindicato a prestar um melhor serviço de atendimento

As principais dúvidas dos trabalhadores são relacionadas aos tributos, como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), já que todo agricultor precisa dessa declaração para ter alguns benefícios, como financiamentos para o desenvolvimento da atividade. Outros assuntos estavam ligados a aposentadoria, auxílio doença e pensão.

O projeto também ajudou aqueles agricultores que gostariam de empreender, o que, segundo Valdirene Rosas, foi importante para a comunidade. “Nosso público é de agricultores que trabalham no campo, mas também desejam empreender. Por isso, as orientações do projeto não foram apenas voltadas para questões da pessoa física do agricultor, eles também trabalharam com aqueles que buscam conhecimentos de como empreender”, explicou a presidenta.

Os extensionistas traçam as melhores estratégias para atingir o público

Quando surgiu, o Plantão Fiscal também tinha a intenção de possibilitar experiência de mercado para alunos do curso de Ciências Contábeis da UFPB. Ofertando um serviço de atendimento, o estudante entra em contato direto com a sociedade e consegue desenvolver um projeto que possui um forte vínculo da a teoria com a  prática, explicou a coordenadora do Plantão.Equipe do Plantão Fiscal em evento realizado na UFPB. Imagem cedida pela equipe.

Mas não são apenas os extensionistas vinculados ao projeto que são beneficiados, a ação também promove diversos eventos direcionados para o público em geral, onde todos os discentes do curso também podem aproveitar.

Amanda Farias, extensionista do projeto e estudante de Ciências Contábeis, explica que no projeto teve a oportunidade de ampliar sua formação acadêmica. Além de atender ao público, ela atua desenvolvendo  estratégias para oferecer  nas redes sociais informações relevantes e atrativas.

“O impacto do Plantão Fiscal é grande, pois todos os membros da equipe precisam entender dos assuntos trabalhados no projeto, que serão esclarecidos para a sociedade, para que o objetivo seja cumprido. Além do conhecimento, podemos aprender sobre as formas de lidar com as pessoas e noções sobre o mercado de trabalho. É um grande aprendizado para todos”, reflete Amanda Farias sobre a importância do projeto na vida profissional e acadêmica dos discentes.

O impacto da pandemia e o uso de ferramentas online para atender o público

Antes da pandemia, o projeto prestava atendimento presencial no Campus IV da UFPB, em Mamanguape, recebendo o público no laboratório do curso de Ciências Contábeis. A equipe também promovia eventos, realizava reuniões de planejamento e fazia divulgação presencial e online. Com a pandemia, todo atendimento passou a ser remoto, possibilitando que pessoas de outros estados também pudessem buscar o serviço.

Feed do projeto Plantão Fiscal. Imagem: captura de tela do perfil plantaofiscal_ufpb (Instagram).O uso do Instagram foi aperfeiçoado para que o compartilhamento de informação de qualidade seja feito de forma mais fácil e acessível. Para garantir o sucesso, a equipe buscou deixar o conteúdo mais interativo e interessante. Foi assim que surgiu o Fred, uma espécie de personagem virtual criado para tirar dúvidas sobre determinados conteúdos. 

“O papel de Fred é levar a informação de uma maneira mais divertida, interativa e que o seguidor crie uma afeição com o personagem, que é simpático e educativo”, explica a coordenadora.

As reuniões de equipe passaram a ser online e, para facilitar a comunicação com os beneficiados, foram criados um site institucional, além de um podcast. O Plantão Fiscal também disponibilizou um WhatsApp para atendimento (83 99937-2930), onde o público pode tirar dúvidas sobre questões tributárias e empreendedorismo. Atualmente, o projeto também está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo que terá um perfil educativo e incentivará a formalização das empresas.

► Projeto no SIGAA

► Perfil no Instagram

 Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.