Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Notícias das ações de extensão > Notícias das ações de extensão_3 > Saúde reprodutiva e adolescência

Saúde reprodutiva e adolescência

Ação extensionista aposta na formação para reduzir ocorrências de gravidez na adolescência.
publicado: 24/05/2021 17h09, última modificação: 25/05/2021 14h36
Exibir carrossel de imagens Jayne Fernandes, bolsista da ação, preparando o conteúdo para o projeto. Imagem: Foto do arquivo pessoal

A ação aposta a conscientização para reduzir ocorrências de gravidez na adolescência

No Edital PROBEX 2021-2022  foi aprovado o projeto “Conscientização para o uso de métodos contraceptivos para redução da gravidez na adolescência e Planejamento Familiar”. A ação é realizada pelo Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos da UFPB (Cimex).

A ação tem como objetivo a realização de trabalhos que visam a educação em saúde, tendo como foco uma escola pública municipal. A ideia é promover debates sobre a importância dos métodos contraceptivos e planejamento familiar. Palestras, dinâmicas e publicações em redes sociais também fazem parte das atividades propostas.

O projeto, que conta com a coordenação da professora Marília Gabriela (DFP), o coordenador adjunto professor Gabriel Freitas (DCF) e a professora colaboradora Eloiza Helena (DCF), tem reunido a equipe para fazer a pesquisa bibliográfica inicial sobre a temática. A proposta é oferecer à equipe conhecimentos científicos sobre os métodos contraceptivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  As reuniões estão acontecendo todas as sextas-feiras e conta com a participação de seis estudantes, sendo cinco extensionistas voluntárias e uma bolsista.

Bolsista do projeto e estudante do terceiro período do curso de farmácia, Jayne Fernandes, conta que o interesse em participar do projeto surgiu das lembranças de sua cidade natal, Santa Rita - PB.  Segundo ela,  a temática sobre contracepção não é muito difundida.

”Venho de uma cidade do interior onde tanto as informações sobre o uso de métodos contraceptivos e sua obtenção não eram bem difundidas, principalmente em escolas da rede pública, local escolhido para atuação do projeto, o que levava diversas jovens a casos de gravidez não planejada.” Reunião da equipe de extensão. Imagem: captura de tela - arquivo pessoal.

Jayne ressalta que o projeto está pensado para atender adolescentes de modo geral, sem restrição de gênero, já que a responsabilidade da prevenção precisa ser de todas as pessoas envolvidas. “O projeto não se resume exclusivamente ao ensino de meninas sobre os métodos contraceptivos e planejamento familiar, como também a meninos, já que a responsabilidade deve recair sobre ambos quando tratamos de uma sexualidade responsável."

O projeto ‘Conscientização para o uso de métodos contraceptivos para redução da gravidez na adolescência e Planejamento Familiar’ foi elaborado tendo como público alvo cerca de 500 adolescentes. A intenção é contribuir com formação sobre a utilização correta de métodos contraceptivos e a conscientização dos riscos que a gravidez na adolescência possui.  A produção acadêmica também é um dos pontos a serem alcançados,  através da produção de artigos e principalmente na colaboração para a construção de discentes preparados para  um olhar voltado à educação popular.

Reportagem de Crislaine  Honório (Voluntária PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.