Ensino de línguas na extensão

Projeto de extensão oferece cursos gratuitos de espanhol para a comunidade
publicado: 23/08/2021 15h37, última modificação: 26/08/2021 15h53

Cursos de língua estrangeiras são ofertados pela extensão universitária

O acesso aos cursos línguas estrangeiras é limitado pelos valore das mensalidades nas escolas de idiomas, muitas vezes altos para a média salarial das famílias brasileiras. Porém, essa realidade é diferente quando as instituições oferecem gratuitamente os cursos, como tem feito a UFPB com cursos de extensão. É o caso do projeto ‘Língua Espanhola para a comunidade’, que este ano está ofertando 50 vagas para a comunidade.

“Busca-se não apenas possibilitar o acesso dos alunos às publicações e produções científicas e culturais divulgadas nessa língua, mas também envolver esses alunos em um processo de reflexão crítica quanto ao uso da língua estrangeira.”, comenta a coordenadora do projeto, a professora Carolina Silva, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (DLEM/CCHLA).

Para Anaiza Durval, estudante do curso de Letras - Espanhol, ex-voluntária do projeto e atual bolsista, a organização do curso foi fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. “As reuniões extras que fizemos para as correções das atividades eram divertidas e me ajudaram a desenvolver minha L2 [proficiência em segunda língua], além do fato de ter sido uma espécie de codocência, uma experiência que se mostrou justa e agradável para todos”, conta.

A estudante destaca ainda que os desafios encontrados durante a execução do projeto foram superados e trouxeram aprendizados. “A heterogeneidade das turmas foi um desafio, de modo que tentávamos alinhar a aula para que ficasse instigante para os que dominavam bem o idioma e que também não prejudicasse os que não tinham tanto domínio”, explica a estudante.

Dinâmica das atividades do projeto

A execução das aulas de espanhol são voltadas para comunidade acadêmica e externa. Ministradas por bolsistas e voluntários, as aulas promovem o uso da língua como prática social. O planejamento das aulas leva em conta as necessidades específicas de cada turma, assim como a seleção minuciosa de materiais e atividades.

Atividade realizada pelo projeto. Imagem reprodução do Instagram @prodeleufpb

Os bolsistas e voluntários são selecionados através de um processo elaborado para encontrar estudantes com perfil para o projeto, dentre as atividades do processo está a apresentação de uma aula para os docentes e coordenadores do projeto.

Os extensionistas da ação participam semanalmente de encontros com os orientadores. Por um lado, os encontros servem para organizar e planejar as aulas, contudo, eles também são um espaço para diálogos sobre possíveis dificuldades encontradas pelos bolsistas, trazendo para o projeto a reflexão crítica do desenvolvimento do discente enquanto professor.

Faz parte também do projeto formações promovidas pela coordenação com os bolsistas, que possibilitam discussão e  reflexão prática docente experimentada pelos bolsistas e voluntários, assim como o estímulo à leitura de textos diversos relacionados à temática.

O projeto acontece anualmente. Em 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, o projeto de língua espanhola conseguiu oferecer, de forma remota, duas turmas, totalizando cerca de 50 pessoas envolvidas, entre comunidade, docentes e bolsistas. Agora em 2021 as aulas começarão no dia 24 de agosto e irão até 12 de outubro.

Para acompanhar as publicações e atualizações do projeto, basta acessar a página  https://www.instagram.com/prodeleufpb/.

Reportagem de Arthur Souza, bolsista da PROEX (2021). Editada por Comunicação PROEX.