Saúde em Comunidades

Extensão Saúde em Comunidade oferece informações para que comunidade do Timbó acesse o SUS com qualidade
publicado: 03/08/2021 11h48, última modificação: 03/08/2021 12h16
Exibir carrossel de imagens Oficina de capacitação da comunidade sobre promoção de saúde, uma das atividades do projeto. Imagem disponível no SIGAA (2020).

Buscando estimular a autonomia e protagonismo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto Saúde em Comunidades promove atividades que levam informações e beneficiam os usuários da Unidade de Saúde da Família do Timbó I (USF) e da Associação Comunitária dos moradores do Vale do Timbó (ACMVT), em João Pessoa.

Para propiciar condições de qualidade de vida e de saúde para os usuários e moradores, o projeto utiliza a metodologia da educação popular. A coordenadora Maria Aparecida Bezerra explica que "a comunidade na educação popular é protagonista e está ativamente inserida nas atividades: aprende e ensina".

A extensão ‘Saúde em comunidades, que atua desde 2014, desenvolve as atividades com foco nas necessidades do bairro, das famílias e da comunidade. Em 2020, com a pandemia, a  equipe apostou em novos métodos e ferramentas para alcançar a população.

O projeto investiu em campanhas, músicas educativas, animações, podcasts e programas interativos, que podem ser encontrados no seu perfil do Instagram. Foi nesse espaço que boa parte do projeto foi realizado, com parceiros importantes como a extensão Web Rádio Porto do Capim, que facilitou a produção de mídia sonora e o PET Saúde Interprofissionalidade, que atuava na mesma USF.Saúde em Comunidade podcast. Capa do podcast.

O estudante de serviço social Ozivan Mendonça é extensionista do projeto, ele é responsável pela produção de conteúdo e gerenciamento das redes sociais da ação. Junto aos outros extensionistas, professores e profissionais da saúde, Ozivan realiza os conteúdos que são criados a partir de estudos teóricos e após o debate em grupo sobre a temática. Essa produção é baseada nas solicitações da USF e da associação de moradores.

Parceria entre profissionais da saúde e extensionistas

Segundo Ozivan, o projeto é de grande importância quando passa a atuar somando com o trabalho dos profissionais da saúde. Na rotina deles, falta tempo para produzir conteúdo e fechar uma parceria mais próxima com os usuários através das redes sociais, e o Saúde em Comunidade vem ocupando esse espaço durante a pandemia.

"A atuação do projeto tem sido bastante pertinente para o trabalho dos profissionais da saúde, tendo em vista que a educação em saúde ficou bastante prejudicada com a pandemia e se tornou ainda mais necessária, diante do alto número de fake news em relação a pandemia, coronavírus e vacina", explica o extensionista.

A enfermeira da USF do Timbó I, Verônica Queiroga, afirma que o projeto possibilitou uma comunicação mais próxima com os usuários durante a pandemia. Ele foi essencial para que a população fosse alcançada mesmo com o isolamento social, o que facilitou o trabalho da equipe e rendeu muitos aprendizados.Ação de educação em saúde sobre cuidados na aplicação de insulina. Imagem cedida pela equipe.

“A gente troca saberes, aprendemos um com o outro e aprendemos com os moradores. Aprendemos a valorizar a sabedoria popular dando vez e voz para a comunidade. Esse foi um projeto muito importante para ajudar a equipe a manter as atividades”, relembra a enfermeira.

O estudante Ozivan Mendonça também relata que o projeto oferece uma oportunidade para que ele possa se aprofundar na produção de conteúdo, o que agrega bastante na sua formação e experiência. Além disso, permite que ele esteja sempre em contato com estudantes de outros cursos e diferentes áreas acadêmicas, permitindo um "diálogo entre as profissões".

Segundo a secretária da Associação dos Moradores do Vale do Timbó, Patricia Malaquias, o projeto é muito bem visto pela comunidade pelos benefícios que ele oferece. Ela destaca os cursos de informática, que possibilitaram melhorar as habilidades e, consequentemente, facilitaram a entrada em um mercado de trabalho que requer cada vez mais conhecimentos na área.

O projeto também oferece atendimento individualizado para que usuários da USF possam tirar dúvidas, ter um entendimento maior do seu direito no SUS ou ser atendido por professores e estudantes de áreas específicas, como Serviço Social e Fisioterapia, colocando os discentes em contato direto com a prática. Para ter acesso ao atendimento, os usuários devem ser encaminhados pela unidade.

Para conferir todos os conteúdos produzidos pela extensão, basta acessar seu perfil oficial no Instagram: https://www.instagram.com/saudeemcomunidades/

Conheça os programas desenvolvidos em 2020

Saúde em 1 minuto. Imagem editada por Grace Vasconcelos (2021)

Podcast Saúde em Comunidades. Imagem editada por Grace Vasconcelos (2021).

Programa Corpo e Movimento. Imagem editada por Grace Vasconcelos (2021)

Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.