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Coex Realiza Formação em Mediação Cultural para Museus da UFPB

publicado: 11/04/2023 10h44, última modificação: 11/04/2023 10h44

 

A mediação cultural em museus, acervos e coleções de natureza artístico-cultural e científica é fundamental para o desenvolvimento de instituições ligadas à memória e ao patrimônio cultural. Na busca por qualificar a atuação dos equipamentos culturais da UFPB ligados ao tema, a Coordenação de Extensão Cultural (Coex) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizará em abril a oficina “Mediação Cultural em museus e coleções universitárias: introdução à Educação Museal”, com a museóloga Maíra Dias (Coex).

A oficina ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril, com o mesmo conteúdo em ambos os dias, destinando-se a atingir as equipes ligadas a equipamentos culturais da instituição no contraturno de suas atividades regulares. No dia 13 (quinta), ocorrerá de 8h30 às 12h, e no dia 14 (sexta) ocorrerá entre 13h30 e 17h, sendo as duas ocasiões na Sala 407 do CCHLA. Ao todo, são 100 vagas ofertadas. As inscrições seguem abertas até o dia 12 de abril na plataforma SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/mediacaoculturalufpb). 

A oficina é fruto do projeto “Equipamentos de cultura e fruição artístico-cultural” e ocorre no contexto da realização da ação extensionista Circular Cultural – Roteiros de visitação da UFPB, ambos coordenados pelo produtor cultural Alexandre Santos (Coex). A oficina busca contribuir para o aprimoramento da mediação cultural desenvolvida pelos equipamentos culturais da instituição, colaborando com a avaliação, organização e qualificação das abordagens pedagógicas e práticas educativas. Serão abordados conteúdos teóricos, técnicos e um conjunto de indicações de boas práticas.

Para a museóloga Maíra Dias, "a educação museal qualifica os museus e coleções da instituição porque potencializa a comunicação com os visitantes e dinamiza as visitas tornando a experiência mais interessante". Também na condição de educadora e pedagoga, a museóloga reflete que a "educação museal, como prática de educação não-formal, explora repertórios variados e por isso não limita perfis. Quem estiver disposto a pesquisar e dialogar com o público pode ser educador museal".

Segundo o coordenador do projeto, o produtor cultural Alexandre Santos, “desde 2020 temos lidado de diferentes maneiras com os desafios que os equipamentos museais, culturais e científicos apresentam. A mediação é um desses desafios, demanda que se demonstrou transversal a todos os espaços”. O produtor complementa afirmando que “investir em formação no campo cultural é fundamental para o amadurecimento de toda a cadeia produtiva, pois forma aquele que hoje é estudante e amanhã será um profissional com múltiplas experiências, capaz de gerar respostas à altura das demandas do seu campo de trabalho". 


Ministrante - Maíra de Oliveira Dias é museóloga, pedagoga, especialista em Arte, mestre e doutora em Ciências das Religiões. Atua como educadora em museus desde 2008, mediando visitas e pesquisando em diversas instituições como Museu-Casa de Rui Barbosa, Fundação Bienal do Mercosul, Museu de Arte Moderna-RJ, e coordenando a equipe de mediadores da exposição Helio Oiticica - Museu é o Mundo. É autora da monografia “Paulo Freire e a dimensão educativa dos museus: ideias para orientar a prática” (UCAM/2012) e em 2020 publicou “Liberdade, esperança, luta, utopia: Paulo Freire e a educação contra-hegemônica em museus” no Caderno Flacso Museus e Educação.  Foi membra da REM-RJ entre 2008 e 2011, e desde então integra a REM-PB sendo atualmente integrante de seu conselho gestor. É servidora da UFPB, estando lotada na Coordenação de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão - Coex/Proex.

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Texto e imagem: Coex/Proex