Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > Ações da Proex para o Inventário do Patrimônio Cultural da UFPB
conteúdo

Notícias

Ações da Proex para o Inventário do Patrimônio Cultural da UFPB

publicado: 31/07/2023 16h37, última modificação: 31/07/2023 16h37

O projeto tem como objetivo identificar e registrar os acervos artístico, cultural e museal da UFPB, permitindo o conhecimento das coleções que constituem os acervos, compondo um banco de dados informatizado em plataforma institucional.

1.jpg

No primeiro ano do projeto foi iniciado a organização pela Pinacoteca da UFPB, realizando e readequação da catalogação existente ao modelo disponibilizado pelo  Instituto Brasileiro de Musesus (IBRAM) totalizando 636 obras de arte e da Sala Hermano José com a readequação da catalogação existente da coleção Hermano José com 33 obras e da coleção Rossini Perez com 48 obras totalizando 81 obras neste espaço. O Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) também foi objeto de readequação do inventário existente nas coleções, Pinturas, Gravuras Industriais, Gravuras e Livros de artista totalizando 571 obras em andamento.

2.jpg

Atualmente o projeto se debruça sobre o acervo do Museu Casa de Cultura Hermano José com a realização do inventário de 1523 obras até o momento, onde a maioria é de autoria de Hermano José.

3.jpg

Também realizamos a higienização, acondicionamento e organização de todo acervo de obras em papel, em mapotecas, dos espaços NAC e Museu de Casa Cultura Hermano José.

Carrossel fotos MCCHJ.jpg

Ao mesmo tempo, o projeto se dedicou à criação, armazenamento e manutenção de um banco de dados com o propósito de preservar os dados coletados dos quatro espaços específicos: NAC, Sala Hermano José, Pinacoteca e Museu Casa de Cultura Hermano José. Em seguida, foi desenvolvido um programa utilizando ferramentas como PostgreSQL, Python, Flask, HTML, CSS e JavaScript, com o intuito de simplificar o armazenamento e a visualização desses dados. Também, foram iniciadas visitas a outros espaços, como o Museu de Ciências Morfológicas e o NUDOC, para apresentação dos trabalhos realizados e dar início à coleta de dados nessas áreas.

 

Texto: Projeto de extensão

Fotografias: Projeto de extensão

Edição e imagens: Comunicação Proex