Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > Creditação da extensão na UFPB
conteúdo

Notícias

Creditação da extensão na UFPB

publicado: 13/09/2021 09h22, última modificação: 19/10/2021 14h32

Pró-reitoria de Extensão discute a implementação da creditação das atividades extensionistas nos cursos de graduação da UFPB

Como toda Instituição de Ensino Superior (IES), a UFPB é fundada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última fundamental para fazer com que o conhecimento científico transite fluidamente na sociedade. Visando ampliar as possibilidades de atuação nessa dimensão estratégica, as pró-reitorias de Extensão e de Graduação  estão trabalhando para realizar na UFPB um processo chamado Creditação  da Extensão. 

Esse processo consiste basicamente na integração das atividades extensionistas dentro dos projetos pedagógicos dos cursos, de modo que a realização de ações de extensão seja parte da formação acadêmica. Atualmente, já existem diversas iniciativas de extensão nos quatro campi da UFPB, contudo, com a creditação a prática se torna sistemática e passa a fazer parte das matrizes curriculares dos cursos de graduação.

Conforme orienta a Resolução do Conselho Nacional do Ministério da Educação (CNE/CES) Nº 07/18, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE 2021-2024), a  creditação da extensão vem sendo implantada nas IES brasileiras. Na UFPB o processo está sendo conduzido pela Comissão de Creditação da Extensão, que vem realizando constantes reuniões para elaborar uma minuta de resolução que regulamente a incorporação da extensão na graduação. 

Para a presidente da Comissão, a professora  Berla Moraes,  pró-reitora de Extensão da UFPB, curricularizar ações extensionistas pode ampliar a formação oferecida na Instituição. “A creditação da extensão tem a possibilidade de fortalecer a indissociabilidade da extensão com o ensino e a pesquisa, possibilitando ao aluno uma formação integral, que dialogue com as demandas da sociedade e que fortaleça a qualificação docente na tríade universitária”.

Formação integral para estudantes

"A curricularização da extensão reitera a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, proporcionando a inserção dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula na prática, promovendo uma troca de experiências. Possui um papel fundamental e transformador para os envolvidos neste processo: universidade, docentes, discentes, e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e formação do profissional cidadão, despertando neste habilidades críticas e reflexivas".  Danielle Ponciano - representante da COEP/PROEX

Na dinâmica atual da UFPB, sem a creditação da extensão, parte da comunidade estudantil se forma tendo participado exclusivamente de atividades de ensino e, eventualmente, pesquisa. Mesmo que o estudante obtenha a melhor formação nas dimensões de ensino e pesquisa, sem passar pela experiência extensionista, a formação não estará completa. Como explica Lincoln Eloi, representante docente na Comissão de creditação, são as ações extensionistas que completam a formação do estudante. 

“O aluno, na parte de ensino, aprende com o professor, com os colegas, adquire conhecimento. Na pesquisa, vai para um laboratório, aplica, erra, publica. É aqui que entra a extensão, é a hora de socializar a informação e o conhecimento adquirido,  momento crucial para perceber a importância do aprendizado”, explica o docente.

Como a extensão não conta objetivamente nos projetos pedagógicos dos cursos, a realização dela acaba dependendo muito mais de iniciativas de docentes e técnicos já sensibilizados para promover ações extensionistas. Tal realidade muda quando for possível incluir na grade curricular uma carga horária destinada para ações de extensão.    

“Com a creditação, da gama gigantesca de carga horária de ensino e pesquisa, 10% serão dedicados para ações de extensão, ou seja, ele vai à comunidade ou vai trazer a comunidade para essa ação”, ressalta Lincoln Eloi.

Atividades da Comissão de Creditação da Extensão

Visando dialogar com a comunidade acadêmica o melhor formato para creditar a extensão na UFPB, a Comissão de Creditação da Extensão, que é formada por representantes de diversos segmentos da comunidade acadêmica e vem se reunindo há cerca de três meses, estruturou uma sequência de atividades públicas para socializar tanto a minuta de resolução, quanto as ideias norteadoras da discussão.

A primeira atividade pública, uma transmissão ao vivo com o tema "Creditação da extensão na UFPB, caminhos para a indissociabilidade: do marco legal à aplicabilidade, será realizada na próxima terça (14), entre 14h e 17, no canal do Youtube Portal PROEX. A live será uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer o trabalho realizado pela comissão da creditação nos últimos meses e de experiências de outras instituições que já implantaram em seus currículos. 

Reunião da Comissão de Creditação da UFPB. Imagem: captura de telaNas semanas seguintes serão realizadas reuniões com grupos específicos para discutir a minuta de resolução e fazer esclarecimento das questões da comunidade. No dia 21 de setembro a reunião será com Diretores de Centro, Chefes de Departamentos, Assessores de Graduação e Assessores de Extensão. Já no dia 28 de setembro a reunião é com  coordenadores de curso e Núcleos Docentes Estruturantes. Os encontros serão remotos e acontecerão das 14h às 17h.

Paralelamente a essas atividades está sendo realizada uma consulta pública à comunidade. A Comissão disponibilizou um formulário online [https://forms.gle/MUqFCjCmuwMBxzf68] que pode ser acessado pelas pessoas interessadas em contribuir com o texto da futura resolução da curricularização da Extensão na UFPB.

Após o final da consulta, que fica aberta até 30 de setembro, a comissão da creditação sistematizará as sugestões para, em seguida, elaborar o texto final da resolução que será enviado em novembro de 2021 para uma reunião extraordinária do CONSEPE.

Agenda da creditação na UFPB

14 de setembro, das 14h às 17h - Live "Creditação da extensão na UFPB, caminhos para a indissociabilidade: do marco legal à aplicabilidade”,  transmitida pelo pelo Canal do Youtube Portal  PROEX

Programação

14h - Abertura 

Reitor e Comissão de Creditação da Extensão;

Pró-reitoras Berla Moraes (PROEX) e Silvana Maciel (PRG).

14h30 Mesa redonda: experiências na implantação da creditação da extensão

Pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, professor Edvaldo Carvalho;

Pró-reitor de Extensão da UPE, professor Luiz Rodrigues.

15h10 Creditação na UFPB: do marco legal à aplicabilidade e Relato de experiência UFPB

Pró-reitora de Extensão da UFPB, professora Berla Moraes;

Relato de experiência PROBEX 2021 “Ações estratégicas para a Creditação da Extensão na UFPB”, professora Ana Braga ( CTDR/UFPB);

Relato de experiência PROBEX 2021 “Ações estratégicas para a Creditação da Extensão na UFPB”, bolsista de Extensão  Maria Sara de Barros Teixeira (Pedagogia/UFPB).

16h Debate

21 de setembro, 14h às 17h - Reunião com Diretores de Centro, Chefes de Departamentos, Assessores de Graduação e Assessores de Extensão, no sala meet.google.com/rwn­rytg­kuj

28 de setembro, 14h às 17h - Reunião com Coordenadores de curso e Núcleos Docentes Estruturantes,  na sala  meet.google.com/rwn­rytg­kuj