Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > Pró-reitoria de Extensão publica os editais PROBEX e UFPB no seu município
conteúdo

Notícias

Pró-reitoria de Extensão publica os editais PROBEX e UFPB no seu município

publicado: 19/05/2022 12h42, última modificação: 30/05/2022 18h07

Os dois editais para seleção de projetos ofertarão juntos 823 bolsas de extensão

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) publica hoje (19) os editais PROBEX 2022-2023 e UFPB no seu município 2022, editais para seleção de projetos de extensão que visem tanto  a formação acadêmica e cidadã de discentes quanto a execução de ações transformadoras para as comunidades envolvidas.  

Os editais PROBEX e UFPB no seu município, nos quais serão investidos  aproximadamente R$ 3.000.000 (três milhões de reais) para pagamento de bolsas aos extensionistas,  são estratégias da política de extensão da PROEX na busca para estimular a realização de ações que façam circular na sociedade, por meio da extensão universitária, saberes e conhecimentos promovidos na Universidade. 

A publicação dos editais abre um período de grande movimentação na UFPB. Já no próximo dia 23 serão iniciadas as submissões de propostas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), a etapa inicial do processo de seleção das propostas que será finalizado em dois períodos distintos - 01 de julho para o edital UFPB no seu município e 20 de julho para o edital PROBEX.  

Além de prazos e cronogramas, os editais hoje lançados possuem outras características distintas. A principal delas é quanto ao local de realização: enquanto o PROBEX aceita submissão de propostas realizadas em qualquer localidade, nas oito áreas temáticas da Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho). 

Já o UFPB no seu Município tem como prioridade a interiorização das atividades de extensão universitária, aumentando o escopo da atividade extensionista para os municípios paraibanos com até 150 000 habitantes, direcionados por Eixos Temáticos indutivos.  

Programa de Bolsas de Extensão - PROBEXPrincipais datas Edital  PROBEX

Maior edital da extensão da UFPB, a edição 2022-2023 será a 25ª do PROBEX, programa executado ininterruptamente desde 1997.  Nesta edição serão ofertadas 643 bolsas para ampla concorrência, as quais podem concorrer ações das oito áreas temáticas da extensão.

Diferentemente da edição anterior, as propostas deste ano preveem ações realizadas exclusivamente na modalidade presencial. Contudo, as recomendações de atenção às condições de biossegurança seguem válidas, bem como a utilização de tecnologias digitais que facilitem as dinâmicas dos projetos.

Já a execução dos projetos aprovados terá a mesma duração do ano anterior, 12 meses. O processo de seleção de discentes bolsistas para os projetos acontecerá entre os dias 27 de julho e 04 de agosto e será realizado pelas assessorias de extensão, de acordo com os critérios estabelecidos no edital PROBEX 2022-2023.

Programa UFPB no seu município 2022

Principais datas EDITAL UFPB no seu municípioPrincipal estratégia de interiorização das ações de extensão da UFPB, o Programa UFPB no seu município está na 6ª edição. Desde o início, em 2017, já foram desenvolvidas ações deste Programa em cerca de 48 municípios paraibanos. A edição de 2022 traz o aumento de 30%  na quantidade de bolsas oferecidas, passando de 100 para 130 ações contempladas. 

No tocante  à avaliação das propostas e às normas de submissão, o Edital UFPB no seu Município 2022 tem os mesmos critérios e procedimentos do PROBEX. A peculiaridade é no tocante à vigência - até 31 de dezembro de 2022, e ao foco das ações e aos eixos temáticos.

Para concorrer às bolsas do Programa UFPB no seu município, além do limite de população dos municípios de realização das atividades,  a proposta precisa ser voltada para a interiorização e inscrita em um dos cinco eixos temáticos (Cultura e Desenvolvimento Regional, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável, Internacionalização para o Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento regional sustentável, Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários).

Inovações nas dinâmicas de avaliação, reconsideração e produção de conteúdo  

Nos próximos dias a PROEX publicará um edital de chamada para cadastro de avaliadores -  servidores docentes e técnicos de outras instituições federais de ensino superior. Após convocação, tais avaliadores se somarão proponentes  - avaliadores internos - no processo de avaliação das propostas submetidas em 2022.

Outra mudança é referente aos pedidos de reconsideração, que pela primeira vez terão toda tramitação realizada no SIGAA. Até o ano passado, proponentes que precisavam solicitar reconsideração realizavam o processo enviando um formulário por email.

A última novidade é decorrente das demandas das equipes de extensão. Desde que a publicização das ações extensionistas passou a ser solicitada, muitos projetos indicaram a necessidade de suporte nesta área. Por isso a PROEX elaborou um manual com  orientações sobre produção de conteúdo para redes sociais

O manual foi elaborado por um dos projetos estratégicos da PROEX. Embora traga orientações para a rede social mais popular na atualidade, o Instagram, o manual pode ser utilizado como suporte para produção de conteúdo para outras plataformas. 

EDITAIS

Edital Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX

Edital PROEX Nº 06/2022 - Publicado em 19 de maio de 2022

Formulários

Edital Programa UFPB no seu município

Edital PROEX Nº 07/2022 - Publicado em 19 de maio de 2022

Formulários

  Live de apresentação editais PROBEX e UFPB no seu município