Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > PROEX realiza I Fórum de Cultura da UFPB

PROEX realiza I Fórum de Cultura da UFPB

publicado: 27/04/2023 16h22, última modificação: 27/04/2023 16h42

A PROEX por meio do seu órgão assessor, o Comitê de Arte e Cultura (CAC) da UFPB, realizou a primeira reunião do Fórum de Cultura da UFPB no último dia 26 de abril de 2023 no Auditório da SINFRA que teve como pauta o processo de sensibilização da comunidade acadêmica a respeito da construção de uma Política de Arte e Cultura para a UFPB.

Foi convidado como conferencista na ocasião o Professor aposentado da UFPB e acadêmico da Academia Paraibana de Letras, Francisco Pereira da Silva Júnior. A Conferência teve como tema “O Papel da Política de Arte e Cultura na Universidade”.

A Profª Berla Moraes, Pró-reitora de Extensão e presidente do CAC deu início ao evento fazendo uma fala sobre a importância de construir uma discussão coletiva com a comunidade acadêmica para a construção da Política de Arte e Cultura da UFPB e do compromisso da gestão em resgatar a memória e o que se produz em arte e cultura na instituição. De acordo com a Pró-reitora:

“O Plano de Arte e Cultura é um ponto importante que a gente precisa posicionar porque se a gente for olhar pelo menos no último PDI a gente não vê nenhuma meta para a cultura. É um desafio também que com esse Plano de Arte e Cultura que a gente vai instituir ele possa ser inserido no PDI da instituição. Se é inserido a instituição se compromete com metas que a gente pode buscar recursos”. (Berla Moraes)

O conferencista conhecido na cena cultural paraibana como Chico Pereira discorreu sobre a sua satisfação e responsabilidade em contribuir com o tema numa instituição na qual se dedicou por mais de trinta anos e de como é mais do que uma necessidade, mas uma obrigação discutir arte e cultura numa universidade pública, pois significa “trazer o alimento revigorante dos ideais consagrados e das ideias inovadoras de todas as estéticas humanas”.

Estiveram presentes membros da comunidade acadêmica dos três segmentos (discentes, servidores técnicos-administrativos e servidores docentes) contribuindo com um debate bastante expressivo.

Estudantes do curso de cinema, serviço social e artes visuais trouxeram suas demandas a respeito de uma melhor valorização institucional da gama enorme de produções culturais independentes que ocorrem na instituição e apontaram que o conceito de cultura proposto possa compreender a diversidade cultural das populações que muitas vezes são invisibilizadas socialmente.

Servidores técnicos-administrativos e servidores docentes também participaram do debate entusiasmados com os temas presentes na conferência do Professor Chico Pereira, que fez um apanhado sobre os momentos áureos da arte e cultura da UFPB, com destaque para a expressividade do Núcleo de Arte Contemporânea – NAC num contexto nacional de parceria com a FUNARTE e laboratório criativo e residência artística de diversos ícones das artes do país.

Alexandre Santos, produtor cultural, apontou a relevância institucional de que o Plano de Arte e Cultura esteja em desenvolvimento por meio da atuação do CAC, bem como a importância de que o fórum de diálogo sobre o tema possa ser algo permanente. Além disso, foi problematizado dado o valor simbólico da cultura, se seria possível abarcar o tema a partir do ponto de vista da Extensão ou se a cultura precisaria de uma ampliação desse lugar em termos de gestão cultural universitária.

A Museóloga Maíra Dias reforçou o impacto do aprendizado com outras experiências institucionais a exemplo da UFRJ e da UFRN e o estudo da organização que ocorre em outros modelos para que assim possamos elaborar um Plano de Arte e Cultura efetivamente participativo na UFPB.

Essa foi a primeira reunião do Fórum de Cultura da UFPB no campus I. Os membros do CAC vem se reunindo semanalmente para debater a Política Cultural universitária da UFPB.

Para maiores informações, dúvidas ou sugestões:

Correio eletrônico do CAC: cacufpb@gmail.com

Instagram: @cacufpb