Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > UFPB por meio da Proex indica servidores para compor conselho municipal de cultura de João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB por meio da Proex indica servidores para compor conselho municipal de cultura de João Pessoa

publicado: 22/12/2022 10h54, última modificação: 22/12/2022 14h14

Na última quarta-feira (14), tomaram posse no Conselho Municipal de Política Cultural de João Pessoa (CMPC-JP) os novos representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em reunião ordinária, os servidores José Oliveira de Amorim (titular) e Alberto dos Santos Cabral (suplente), ambos da Coordenação de Extensão Cultural (Coex) da Pró-reitoria de Extensão (Proex), tornaram-se os novos membros do Conselho.

A UFPB tem assento permanente no CMPC, vaga que foi ocupada pela Pró-reitora de Extensão, Berla Moreira de Moraes, no biênio 2021-2022. Com o final do mandato, o CMPC passou por recomposição tanto nas vagas do poder público, quanto da sociedade civil.

A Pró-reitora de Extensão, Berla Moreira de Moraes, destacou a indicação dos servidores para esse novo biênio: “ A UFPB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, indica para composição do Conselho Municipal de Políticas Públicas de João Pessoa, dois representantes da Coordenação de Extensão Cultural, por entendermos a importância de compormos esse espaço de construção, de execução e de fiscalização de políticas de cultura para o município em conjunto com diversos setores de grupos culturais”.

Para o coordenador da Coex, José Amorim, “a UFPB é uma grande articuladora entre os processos formativos e as instituições executoras de cultura, como também mediadora entre todos os atores que desenvolvem políticas públicas de arte e cultura como ação de Estado”. O gestor ainda avalia que “é de suma importância a participação da UFPB no Conselho, sendo representada pela Coex, que é responsável por articular as ações de arte e cultura no âmbito da UFPB”;

Segundo o servidor Alberto Cabral, “dentre outras possibilidades, a UFPB pode contribuir no debate da política cultural, no âmbito do município de João Pessoa, elaborando, juntamente com os demais conselheiros, propostas, editais de fomento, cursos de qualificação, projetos, entre outras ações, e na realização da Conferência Municipal de Cultura”.

Com base na lei que o cria e que prevê a alternância da presidência entre sociedade civil e poder público, o CMPC terá o primeiro ano do biênio 2023-2024 presidido pela sociedade civil. Nesse sentido, representando o Fórum de Produção Cultural da Paraíba (FPC-PB), assumiu a presidência do Conselho o produtor cultural Alexandre Santos, também servidor da Coex/Proex/UFPB.

Segundo Alexandre Santos, “o CMPC é uma das mais importantes instâncias da gestão cultural municipal, pois coloca em diálogo os fóruns, redes e movimentos culturais e o poder público em suas diversas instituições e órgãos, integrados para pensar e elaborar a política cultural mais assertiva, com impacto positivo no setor”. 

 

--

Texto: Coex

Imagem: Coex

Edição: Comunicação Proex