Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > UFPB publica documento de Creditação da Extensão
conteúdo

Notícias

UFPB publica documento de Creditação da Extensão

Resolução aprovada pelo CONSEPE regulamenta a inserção das atividades de extensão em todos os cursos de graduação da UFPB
publicado: 25/04/2022 13h02, última modificação: 25/04/2022 17h29

Resolução assegura que discentes formados pela UFPB tenham atividades de extensão 

Foi publicada no último 19 de abril a Resolução CONSEPE Nº 02/2022, que regulamenta a política de creditação da extensão universitária nos currículos dos cursos de graduação. Com essa resolução, todos discentes que ingressarem na UFPB a partir de janeiro de 2023 terão de integralizar entre 10% e 15% da carga horária do curso em atividades de extensão.

Ao aprovar tal resolução, a UFPB passa a cumprir uma exigência legal disposta na Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que propõe assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos em atividades de extensão, possibilitando uma maior integração da extensão universitária nas demais dimensões do ensino superior, o ensino e a pesquisa. 

O documento aprovado pelo CONSEPE foi construído ao longo do último ano pela Comissão de Creditação da Extensão, composta por representantes da PROEX, da PRG e de docentes, incluindo contribuições de segmentos da comunidade acadêmica, entre servidores docentes, técnico-administrativos e discentes.

Para a Pró-reitora de extensão da UFPB, a professora Berla Moraes, a creditação da Extensão traz mudanças importantes para a Instituição. “Acreditamos que a ampliação de 10% para 100% da participação de discentes em atividades de extensão, trará aumento do registro das cinco modalidades de extensão( programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, e de seus produtos). Dessa forma, teremos crescimento do alcance de segmentos da sociedade, trazendo fortalecimento da política de responsabilidade social da UFPB".

"A extensão, como função acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa, impactará o processo formativo dos discentes e a qualificação docente, aproximando o saber acadêmico do saber popular, com  atuação pautada no contexto real, potencializando o desenvolvimento humano, social, tecnológico, artístico, cultural, econômico",  Berla MoraesPró-reitora de extensão da UFPB.

Já a professora Silvana Maciel, pró-reitora de graduação na UFPB,  argumenta que a creditação pode aprimorar a formação oferecida na Instituição. “Com a creditação, a extensão estará realmente vinculada ao ensino e proporcionará ao aluno experiências práticas fora do âmbito da Universidade para aplicação do conhecimento aqui adquirido. Isso vai  impactar todos os cursos da UFPB e esperamos que seja um impacto que melhore a formação do aluno para possibilitar o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão”.

Também é no sentido de desenvolvimento da tríade Patrícia Rocha, professora do Departamento de Jornalismo (CCTA/UFPB), percebe a creditação. Para a docente, esse fortalecimento faz com que a Universidade esteja mais próxima da sociedade e que, ao mesmo tempo, estudantes tenham uma formação mais completa. 

“É com a comunidade que as nossas ações de extensão dialogam, por isso, quanto mais alinhada a extensão está aos demais alicerces que fundamentam a Universidade – o ensino e a pesquisa – mais a UFPB fortalece sua presença no cotidiano da população, tendo reais possibilidades de modificar os diversos contextos em que está inserida. Isso permite que os estudantes, em fase de formação, e  a universidade não fiquem à parte ou isolados da sociedade, mas participem, ativamente, da produção de conhecimento, da partilha de saberes, contribuindo para transformar pessoas e realidades”.

Creditação da Extensão nos cursos superiores da UFPB

Para as atividades de extensão serem inseridas como componente curricular nas matrizes curriculares, a resolução de Creditação da Extensão da UFPB apresenta o passo a passo. O processo tem início nas coordenações dos cursos e os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), que precisarão, a partir da resolução, elaborar uma proposta para inclusão de atividades extensionistas no Projeto Pedagógico do Curso, considerando suas especificidades. As alterações devem ser apreciadas pelos colegiados aos quais o curso está vinculado e demais instâncias competentes. 

Em seguida, as modificações nos Projetos Pedagógicos dos cursos precisarão passar por um processo de análise pelas Pró-reitorias, aprovação pelo CONSEPE e registro e adequação das alterações pelo STI para implantação no SIGAA. Durante todo o processo, as Pró-reitorias de Extensão e de Graduação estarão disponíveis para atender coordenações e demais envolvidos, bem como para oferecer suporte e orientação sobre as tramitações que serão realizadas. Segundo a pró-reitora de Extensão, a PROEX dará todo suporte para que seja implantada a creditação. Extensão UFPB_Captura SIGAA

“Seguiremos o trabalho conjunto com a PRG, que está sendo e será fundamental para o êxito das ações. A PROEX está se adequando para fornecer todo o suporte necessário para ajuste do PPC, implantação das atividades de extensão nos currículos e autoavaliação do processo. Importante destacar que a PROEX, encarregada de elaborar e disponibilizar via STI o formulário de autoavaliação anual, acompanhará o impacto da creditação da extensão juntos aos cursos e no atendimento de indicadores e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional”, informa Berla.

Do mesmo modo, a pró-reitoria de Graduação oferecerá atendimento para coordenações de curso e suas respectivas instâncias no processo de alteração dos Projetos Políticos de Curso (PPC). “A PRG, juntamente com a PROEX, vai trabalhar de forma aliada em todo o processo da creditação. Realizamos um trabalho conjunto na construção da resolução e agora trabalharemos para implantação. O suporte às coordenações será integral, desde elaboração de material de apoio com as orientações necessárias, até reuniões sobre o processo e análise dos PPC´s”, explica a pró-reitora de Graduação.

Nos próximos dias, a Comissão de Creditação da Extensão, pelas Pró-reitorias, divulgará uma agenda de ações junto a cada curso de graduação para orientações e esclarecimentos, bem como, será disponibilizado um manual com orientações e passo a passo de todo o processo de implantação da creditação. 

 ► Resolução CONSEPE Nº 02/2022