NUPLAR

publicado: 20/09/2021 14h31, última modificação: 20/09/2021 16h29

NUPLAR trabalha economia solidária, educação e cultura popular na extensão

No contexto de desigualdade social e falta de políticas públicas para as comunidades desfavorecidas economicamente, o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular, o NUPLAR, surge como um espaço de atuação em áreas como economia solidária, práticas de autogestão, bem como nas políticas culturais. Criado em 2014, o NUPLAR é ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), através da Coordenação de Educação Popular (COEP).

O órgão surgiu através de uma síntese de grupos de pesquisa e extensão da UFPB que, através de trabalhos conjuntos, criaram o NUPLAR como um núcleo de excelência e espaço acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas e a formação pessoal de nível superior. O NUPLAR atua em diversos segmentos, dentre eles, a agricultura familiar, o artesanato, finanças solidárias, catadores de materiais recicláveis, produtores culturais, entre outros.

Ações do NUPLAR em 2021

Parte das ações do NUPLAR em 2021 estão previstas no projeto de extensão ‘Fortalecimento Institucional do NUPLAR: promoção de práticas educativas em economia solidária, educação popular e cultura’, que foi aprovado no edital PROBEX (2021-2022).

O intuito do projeto é contribuir para o fortalecimento institucional do Núcleo, estruturando e organizando atividades de gestão para auxiliar os grupos e projetos nas atividades educativas,  respeitando o caráter interdisciplinar do NUPLAR e buscando a inserção do Núcleo nos mais variados setores da sociedade.Reuniões do projeto e oficina de criação de conteúdo ofertada à comunidade. Imagem: captura de tela cedida pela equipe do NUPLAR

A interdisciplinaridade proposta pelo Núcleo e fortalecida pelo projeto está ancorada na perspectiva que defende a extensão enquanto trabalho social útil, colocando em mútua correlação ensino e pesquisa.

Devido às limitações impostas pelo atual contexto pandêmico, o projeto vem desenvolvendo ações majoritariamente virtuais, como conta Daniela Santana, coordenadora da ação e  técnica em economia doméstica. “O projeto vem desenvolvendo ações de apoio e suporte às diversas atividades desenvolvidas pelos grupos que integram o Núcleo, desde do apoio na divulgação das ações, suporte nos eventos, gravação, edição e disponibilização de vídeos ou mesmo ações conjuntas como a realização de oficinas”, explica Daniela.

O projeto ainda oferta oficinas que trazem orientações básicas de produção de conteúdo para a comunidade, além de contribuir para ampliar o acesso da comunidade às atividades desenvolvidas pelo projeto.

Para Socorro Cunha, beneficiária do projeto, o projeto foi de grande valia para seu aprendizado com ferramentas digitais. “Nós temos que nos adequar a essa velocidade que a tela da comunicação nos propõe, eu hoje consigo me comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo e agora ando nessa mesma velocidade. Eu tinha Instagram há muito tempo, mas foi graças a essa oficina do NUPLAR que eu sei usar todas as ferramentas disponíveis na rede social”, detalha Socorro.

O aprendizado dos discentes

O projeto de extensão, além de propor ações para a comunidade externa, também contribui para o aprendizado e formação acadêmica dos discentes,  Esta prática é uma constante nas ações do NUPLAR desde sua criação, mantendo-se inclusive neste contexto de pandemia.  Reunião com extensionistas (a imagem da reunião presencia foi realizada em 2016). Imagem: captura cedida pela equipe.

“A experiência está sendo muito importante tanto para a minha formação acadêmica enquanto extensionista como também para o meu crescimento pessoal. O projeto de Fortalecimento do NUPLAR me permitiu alargar os contatos e as experiências junto a grupos de Economia Solidária e Educação Popular, além de cooperativas que desenvolvem os mais diversos trabalhos em Economia Solidária”, diz Ciro Gomes, extensionista e estudante do curso de História (UFPB).

Ciro ainda destaca a relevância da Extensão Popular. “O projeto tem revelado a importância da Extensão Popular nesses processos junto aos grupos que compõem o NUPLAR, destacando a centralidade da coletividade e da contínua integração entre pesquisa, ensino e extensão.”

Já para Viviane Amorim, do curso de psicologia (UFPB), o projeto tem sido enriquecedor no seu desenvolvimento, a aproximando dos grupos contemplados pela ação. “Tem sido bem positiva a experiência porque tem me aproximado de diversos grupos de economia solidária, artesanato e agricultura familiar na Paraíba. É muito enriquecedor nesse sentido. Também abrindo a possibilidade de compreender como funciona a extensão popular.”, afirma.

Para acompanhar mais informações sobre o projeto de extensão, basta acessar o Instagram https://www.instagram.com/nuplarufpb/ ou o site do NUPLAR  http://www.prac.ufpb.br/nuplar.

► Conheça a INCUBES, uma das iniciativas do NUPLAR

Reportagem de Arthur Souza, bolsista da PROEX (2021). Editada por Comunicação PROEX.