Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações e Programas > Coral Gazzi de Sá
conteúdo

Coral Gazzi de Sá

por valney publicado 07/07/2022 11h06, última modificação 22/07/2022 16h35

Coral Universitário

 

Coral Gazzi de Sá

Criado em 1963, o Coral Universitário Gazzi de Sá é um projeto da Pró-reitoria de Extensão -Proex da Universidade Federal da Paraíba - UFPB de grande projeção e importância na promoção da cultura por meio da música e do canto coral.

Ao longo de sua história, o coral reuniu e desenvolveu talentos - recrutados na universidade e fora dela - resultando na realização de centenas de apresentações, inclusive com a participação de artistas e músicos nacional e internacionalmente reconhecidos. Atualmente está sob a regência do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega, à frente do projeto há 19 anos.

O nome do coral homenageia o paraibano Gazzi Galvão de Sá (1901-1981), referência nacional em educação musical e que introduziu, na Paraíba, o movimento pelo Canto Orfeônico - projeto de popularização da arte culta conduzido pelo maestro Villa-Lobos e cujo ensino passou a ser obrigatório nas escolas do País, por decreto de Getúlio Vargas, em 1932. Com a iniciativa, Gazzi de Sá também contribuiu para o surgimento da orquestra sinfônica, ao incentivar a criação do primeiro coral local.

“A principal função do Coral é socializar as pessoas através da música. Dentro do Coral, você tem a prática da coletividade e da união. É uma oportunidade para você conhecer o universo musical”, explica o atual regente, Eduardo Nóbrega.

Além da prática ofertada aos integrantes do grupo, o Coral Gazzi de Sá desenvolve atividades em escolas, a exemplo dos concertos didáticos; apresentações em bairros da cidade de João Pessoa; e ações no Projeto Semear, projeto de extensão que oferece suporte e oportunidades para músicos que vivem em cidades do interior da Paraíba.

O processo para ingresso no coral ocorre anualmente sempre na primeira quinzena do mês de janeiro, por meio de audições, divulgadas no portal da Proex e nas redes sociais do Coral. A seleção é aberta para participação de toda comunidade universitária (alunos, docentes, técnicos-administrativos, terceirizados) e ao público externo.

Contato: coraluniversitario@proex.ufpb.br

Redes sociais:  Instagram ; Facebook ; Youtube 

* * *

Texto: Comunicação Proex

Foto: Divulgação