Bancos que alimentam

Da sala de aula do Departamento de Tecnologia de Alimentos-CTDR surge ação de capacitação em empreendedorismo para mulheres
publicado: 14/06/2021 16h32, última modificação: 24/06/2021 17h49
Exibir carrossel de imagens Preparo de comida típica no curso de gastronomia. Imagem: foto cedida pela equipe (2021).

A segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social tem sido ameaçada cotidianamente. Os  efeitos da pandemia de Covid-19 e as fragilidades das políticas de segurança social comprometem a capacidade das famílias de fazer refeições de forma digna.

Considerando essa realidade, a extensão do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA/CTDR) articulou uma série de ações de capacitação e suporte para mulheres que atuam na comercialização de comidas típicas juninas. Esta iniciativa está sendo realizada através de atividades idealizadas nas salas de aula da UFPB e executadas por equipes de extensionistas na sociedade.

Estudantes da disciplina de Empreendedorismo do Curso de Tecnologia de Alimentos estão atuando junto com extensionistas do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) para oferecer capacitação e suporte para as mulheres. São três ações extensionistas atuando para garantir tanto ingredientes, quanto condições de gestão para que 30 mulheres do bairro do Róger iniciem os negócios de comidas típicas juninas.

Em cada etapa da comercialização e da produção há uma atividade sendo desenvolvida. Para garantir uma base de para a produção,  está sendo realizada a segunda edição do projeto “Bancos que Alimentam”, uma ação que arrecada na sociedade doações dos ingredientes básicos da produção das comidas juninas. Os insumos são entregues aos  Bancos de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que organizam os kits e fazem a distribuição entre as mulheres.

A coordenadora do projeto, a docente Ana Luiza Braga, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, conta que o projeto foi bem sucedido em 2020 e por isso a extensão está sendo realizada novamente. “Na primeira edição do projeto algumas mulheres chegaram a ganhar aproximadamente R$300,00 nas vendas de canjicas, pamonhas, bolo de milho e milho cozido produzidos com os kits distribuídos no período junino”.Comidas prontas para comercialização. Bancos que alimentam_CVTSAN 2020. Imagem: foto cedida pela equipe.

Como é importante garantir autonomia, está sendo realizado um mini-curso sobre empreendedorismo. A ideia é capacitar as mulheres para que elas façam a gestão financeira da venda dos produtos juninos de forma adequada. A instituição parceira, a Associação ArtYôga, também está oferecendo às mulheres um curso de gastronomia com duração de 2 meses.

Em 2021, além de promover o empreendedorismo de 30 mulheres, o projeto irá beneficiar 300 crianças da Creche Solar Joanna de Ângelis, que irão receber perto do dia de São João canjica produzida e doada pelas mulheres cadastradas no projeto.

O projeto já recebeu a doação de 120 kg de açúcar da Sindalcool-PB, 36 L de leite de coco e 5 kg de coco ralado da empresa Coco do Vale, além de já estarem confirmadas as doações de 300 ovos da ComAves, empresa que comercializa na CEASA de João Pessoa e de 54 mãos de milho pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa.

Para que as atividades da iniciativa sejam ampliadas, ainda são necessárias outras doações de insumos para a produção de comidas típicas do período junino, como margarina e leite. A expectativa é que os kits com os produtos sejam entregues pelos Bancos de Alimentos a partir do dia 15 de junho.

Pessoas e empresas interessadas em colaborar com doações podem entrar em contato com a equipe de extensão do departamento de Tecnologia de alimentos pelo perfil do Instagram @tecnologiadealimentos.ufpb ou pelo Instagram do CVTSAN, @cvtsan.

Outras informações do projeto podem ser obtidas pelo email cvtsan@gmail.com

Reportagem de Euclides Costa (estudante de jornalismo e bolsista da ação CTVSAN). EDITADA