Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX Notícias > Circular Cultural abre inscrições para visitas a museus da UFPB

Circular Cultural abre inscrições para visitas a museus da UFPB

publicado: 14/09/2023 14h59, última modificação: 14/09/2023 15h17

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), promove a 3ª edição do Circular Cultural - Roteiros de visitação da UFPB, entre os dias 18 e 23 de setembro. Organizada pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex), a ação busca visibilizar os espaços museológicos da instituição a partir da realização de roteiros integrados de visitação a exposições e práticas artísticas.

As inscrições estão abertas até 17 de setembro ou até o encerramento das vagas, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

O projeto chega a sua terceira edição articulando-se à agenda do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em setembro realiza a 17ª Primavera dos Museus. O evento traz como tema principal “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, buscando evidenciar grupos sociais historicamente vulnerabilizados, mas que são determinantes para a construção de um país plural, democrático e culturalmente diverso.

Nesta edição, o Circular Cultural contará com visitas a exposições, vivência, mostra de cinema e outros processos de mediação cultural distintos em cada espaço visitado. Para os roteiros com visitação externa à UFPB, será disponibilizado transporte da instituição.

Para a coordenadora do projeto, a museóloga Maíra Dias (Coex/Proex), a realização do Circular Cultural inserido na Primavera de Museus divulga a extensa programação dos equipamentos culturais da UFPB, em especial os museais.

A museóloga e pedagoga ainda afirma que o projeto "oportuniza o debate e a reflexão sobre temas atuais, dinamizando os espaços e convidando o público para novas vivências nos espaços já conhecidos".

Segundo o produtor cultural Alexandre Santos (Coex/Proex), “o Circular Cultural segue expandindo, agregando novos setores culturais da instituição e estabelecendo parcerias externas, o que demonstra a capilaridade e pertinência do projeto diante da demanda existente”. Para o servidor, “ao incluir formatos como vivência e mostra de cinema, nós evidenciamos a diversidade de nossos acervos e equipamentos culturais, bem como a pluralidade das práticas culturais existentes na UFPB e que devem ser estimuladas para o acesso democrático de toda comunidade”.

Texto: COEX / PROEX

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEGUNDA (18/09)

Roteiro Artístico #1

Equipamentos culturais:

- Galeria Lavandeira (CCTA):

- Exposição coletiva: Pinacoteca da UFPB - Novas Aquisições (2018-2022), curadoria de Gabriel Bechara

- Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ):

- Exposição coletiva: Memórias (In)tangíveis, curadoria de Robson Xavier

- Exposição “Vidas Indígenas Importam”, acervo da Escola Sempre Viva

TERÇA (19/09)

Roteiro Artístico #2

Equipamentos culturais:

- Museu da Cultura Popular (NUPPO):

- Exposição Raízes indígenas da Paraíba

- Museu do Brinquedo (CCS):

- Exposição: Acervo de Brinquedos: um passeio pelos gêneros de jogos

- Apresentação da coleção de brinquedos indígenas;

- Roda de conversa sobre práticas, brincadeiras e jogos indígenas.

Vivência de Capoeira Angola

- Labora-Atelier (CCTA):

- Vivência de Capoeira Angola: A estética da Mandinga, com Professor-Artista-Pesquisador Marco Aurélio Damaceno.

QUARTA (20/09)

Roteiro Científico #1

- Exposição "Do problema à solução"

- Casa da Ciência (CCEN):

- Exposição "Coleção Entomológica do Departamento de Sistemática e Ecologia"

- Obs.: Exclusivo para o Colégio de Aplicação de Educação Básica (Cap-EBAS/UFPB).

Roteiro Científico #2

- Exposição "Do problema à solução"

- Casa da Ciência (CCEN):

- Exposição "Coleção Entomológica do Departamento de Sistemática e Ecologia"

Vivência de Capoeira Angola

- Labora-Atelier (CCTA):

QUINTA (21/09)

Roteiro Científico #3

Equipamentos culturais:

- Museu de Paleontologia (CCEN):

- Exposição “História da Terra e da Vida na Terra”.

Roteiro Afro-Indígena

Equipamentos culturais:

- Museu Paraibano da Cultura Afrobrasileira e Indígena (MUPAI)

- Exposição permanente: Cultura popular da Paraíba com Maracatu, Candomblé, povos originários da Paraíba: Kariri PB, Potiguara e Tabajara. Acais e Jurema Sagrada

- Obs.: O MUPAI é um Museu externo à UFPB, parceiro da realização desta edição do Circular Cultural. O Museu fica localizado no Bairro Cidade Verde. Para o acesso, a organização garantirá ônibus saindo da Praça da Alegria (CCHLA) às 13h.

Mostra Nudoc Acervo Queer

Horário: 18h  às 20h

Local: Praça da Alegria

Equipamento cultural:

- Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC):

- Exibição:

- Gadanho (1980), Pedro Nunes e João de Lima

- Perequeté (1981), de Bertand Lira

- + Conversa com diretores

SEXTA (22/09)

Roteiro Científico #5

Horário: 14h  às 17h

Equipamentos culturais:

- Museu de Ciências Morfológicas (CCS):

- Exposição “Da concepção à formação do corpo humano”.

- Obs.: Exclusivo para o Colégio Municipal Indígena Maria das Dores Borges (Baía da Traição).

Roteiro Científico #5

Horário: 14h  às 17h

Equipamentos culturais:

- Museu de Ciências Morfológicas (CCS):

- Exposição “Da concepção à formação do corpo humano”;

- Museu de Biodiversidade (CCEN):

- Visita às Coleções Biológicas do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/CCEN)

- Coleção de Peixes;

- Coleção de Répteis e Anfíbios;

- Coleção de Mamíferos.

SÁBADO (23/09)

Roteiro Científico #6

Equipamentos culturais:

- Museu de Biodiversidade (CCEN):

- Coleção de Répteis e Anfíbios;

- Coleção de Mamíferos.