UFPB realiza I Ciclo de Debates de Construção Participativa do Plano de Arte e Cultura

quarta-feira, 29 de outubro de 2025
atualizado em quarta-feira, 29 de outubro de 2025

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), através da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), realizará entre os dias 7 e 17 de novembro o I Ciclo de Debates Construção Participativa do Plano de Arte e Cultura da UFPB, que ocorrerá nos quatro campi da instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no SIGEventos (AQUI).

O Plano de Arte e Cultura da UFPB é um documento estratégico, que visa nortear a política cultural da instituição pelos próximos dez anos (2026-2036), consolidando a arte e a cultura como eixos estratégicos para o desenvolvimento institucional e para a relação entre a universidade e a sociedade paraibana.

A construção do Plano tem como objetivo principal fortalecer as políticas culturais da universidade, valorizando a diversidade e a pluralidade de expressões artísticas. Esse instrumento de planejamento estratégico busca promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ampliar o acesso à cultura e fomentar a participação ativa de todos os segmentos da comunidade universitária — estudantes, docentes e técnicos —, além de aproximar a UFPB da sociedade civil.

“A UFPB completa 70 anos, mirando na sua história e projetando o futuro. É isso que representa a construção do Plano de Arte e Cultura, um documento estratégico que projeta os próximos dez anos de desenvolvimento institucional e cultural da UFPB. Suas metas posicionarão as artes e a cultura no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, norteando os investimentos realizados nessa área”, afirma a Pró-Reitora de Extensão da UFPB, Bernardina Freire .

Construção participativa e eixos temáticos

A metodologia de construção do Plano é um marco na gestão cultural da UFPB. Seu processo democrático e inclusivo envolveu uma etapa de diagnóstico, com aplicação de questionário e escutatórias com a comunidade acadêmica. Com o ciclo de debates uma nova etapa se inicia, com discussões e formulação de objetivos e metas que comporão o Plano de Arte e Cultura, garantindo que o documento reflita as necessidades e aspirações de um amplo espectro de atores culturais.

O plano está baseado em dez eixos temáticos, que representam dimensões institucionais sobre as quais o campo das artes e da cultura mantém relações diretas, sendo eles:

– Eixo 1: Política e Gestão Cultural na UFPB

– Sub-eixo: Cidadania, Direitos Culturais e Direitos Autorais

– Sub-eixo: Cultura Digital e Inovação para a Gestão Cultural

– Eixo 2: Recursos Humanos e Políticas de Pessoal para a Cultura

– Eixo 3: Integração e Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura

– Eixo 4: Produção, Difusão e Fruição Culturais

– Eixo 5: Internacionalização da Produção Artística e Cultural

– Eixo 6: Equipamentos e Infraestrutura Cultural Universitária

– Eixo 7: Sistema de Gestão de Museus, Coleções e Espaços Expositivos

– Eixo 8: Patrimônios, Diversidades Artístico-Culturais e Saberes Populares

– Eixo 9: Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)

– Eixo 10: Cultura, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Segundo o Coordenador de Extensão Cultural, Alexandre Santos, “os eixos do Plano de Arte e Cultura foram construídos a partir de um profundo diagnóstico, que identificou as principais áreas onde a cultura se relaciona e atua dentro da instituição e a partir dela. São dimensões transversais que apresentam potencialidades ou gargalos ao seu desenvolvimento, bem como necessidades de investimentos. Nesse sentido, os eixos são amplos e agregarão metas, objetivos e indicadores para o desenvolvimento da arte e cultura na UFPB pelos próximos dez anos”.

Lançamento da plataforma GPS Cultural UFPB

No primeiro dia do Ciclo, no dia 7 de novembro, também ocorrerá o lançamento do GPS Cultural, uma plataforma de mapeamento de agentes, espaços e eventos culturais da UFPB. O GPS Cultural é produto de um projeto de extensão realizado em parceria entre a Coex/Proex e a Superintendência de Ensino a Distância (SEAD), por meio da Coordenação Pedagógica de Produção de Material Didático (CPPMD). A equipe é formada por servidores da instituição, discentes e colaboradores externos com experiência em outras iniciativas.

A partir do lançamento, a plataforma estará no ar, disponível a toda comunidade acadêmica, para cadastro de agentes, grupos e eventos culturais, realizando um mapeamento contínuo e dinâmico, bem como integrando a intensa agenda cultural existente na instituição. Ao longo do Ciclo, os participantes terão a oportunidade de se cadastrar com o apoio da equipe técnica do GPS Cultural, que estará com a infraestrutura necessária para o cadastramento de agentes e grupos culturais da UFPB.

Confira a programação completa:

07 de novembro de 2025 Local: Cine Aruanda (CCTA) – Campus I 13:30 – Mesa de Abertura 14h – Lançamento do GPS Cultural
14:30 – Mesa 1 – Política e gestão cultural universitárias: fortalecendo a arte e a cultura na UFPB
Debatedores: Fabiano Piúba (MinC) | Marco Acco (ObservaCult-UFPB)
Mediação: Bernardina Freire (UFPB)
15:30 – Coffee-Break
16h – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 1: Política e Gestão Cultural na UFPB
10 de novembro de 2025 Local: Auditório 211 (CCSA) – Campus I 14h – Mesa 2 – Cultura como quarto pilar: integração e indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
Debatedores: Bernardina Freire (PROEX) | Sandro Gouveira (UFC)
15h – Coffee-Break
15:30 – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 3: Integração e Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
11 de novembro de 2025 Local: Auditório do CAVN – Campus III 14h – Mesa 3 – Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
Debatedores: Equipe da COEX
15h – Coffee-Break
15:30 – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 9: Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
12 de novembro de 2025 Local: Sala de Reuniões – Campus IV (Mamanguape) 10h – Mesa 4 – Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
Debatedores: Equipe da COEX
11h – Coffee-Break
11:30 – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB referentes ao Eixo 9: Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
Local: Galeria Arandu – Campus IV (Rio Tinto)
14h – Mesa 5 – Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
Debatedores: Equipe da COEX
15h – Coffee-Break
15:30 – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB referentes ao Eixo 9: Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
13 de novembro de 2025 Local: Auditório 411 (CCHLA) – Campus I 14h – Mesa 6 – Produção, difusão e fruição: dinâmicas da vida cultural universitária
Debatedores: Alexandre Santos (COEX) | Dina Faria (Atua Comunicação) | Marcel Vieira (CCTA) | Luciana Ferreira (CCSA)
15:30 – Coffee-Break
16h – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 4: Produção, Difusão e Fruição Culturais
14 de novembro de 2025 Local: Cine Aruanda (CCTA) – Campus I 14h – Mesa 7 – Universidade como palco global: internacionalização da produção artístico-cultural
Debatedores: Ana Berenice Peres Martorelli (ACI/UFPB) | Pedro Santos (Secult-PB) | Felipe Avelar Aquino (UFPB) | Marco Acco (ObservaCult-UFPB)
15:30 – Coffee-Break
16h – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 5: Internacionalização da Produção Artística e Cultural
17 de novembro de 2025 Local: Auditório (CCA) – Campus II 14h – Mesa 8 – Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)
Debatedores: Equipe da COEX
15h – Coffee-Break
15:30 – Grupo de Trabalho – Construção de Objetivos e Metas para o Plano de Arte e Cultura da UFPB
17h – Apresentação dos objetivos e metas construídos coletivamente referentes ao Eixo 9: Arte e Cultura: do campus ao(s) território(s)

Texto: Kátia Regina Barbosa da Cunha