NAC/Proex recebe inscrições para residência artística

terça-feira, 18 de novembro de 2025
atualizado em terça-feira, 18 de novembro de 2025

Fachada do NAC/Proex

O Núcleo de Arte Contemporânea, equipamento ligado à Proex, está com inscrições abertas para residência artística, até 1º de dezembro. Serão selecionados quatro artistas ou coletivos, residentes no Brasil, para atuarem durante dois meses no NAC. Cada artista ou coletivo receberá apoio financeiro de R$ 3.300. A seleção é parte do projeto Fazer Arquipélago, de criação, formação e difusão em artes visuais contemporâneas.

Os artistas residentes deverão cumprir uma carga horária de 12 horas semanais, de forma presencial. Além de participar integralmente das oficinas previstas, os selecionados ministrarão oficinas e leituras de portfólio abertas à comunidade. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro e a residência terá início em fevereiro de 2026.

Com a residência, o Núcleo pretende uma reativação simbólica e institucional do espaço, como também do Centro Histórico de João Pessoa, onde está localizado. Além disso, a proposta do projeto é promover o NAC como espaço de formação artística e se consolidar como um programa de mediação e circulação das artes visuais na capital.

“Nossa ênfase é o fortalecimento de redes de vizinhança e aprendizado coletivo a partir de conexões com instituições de ensino, especialmente as escolas do entorno do NAC/UFPB e de articulações com  o território do centro antigo de João Pessoa, marcado por ocupações históricas, populares e muitas vezes invisibilizadas pelas políticas públicas. Trata-se de uma metodologia de formação de público, que já vem sendo realizada ao longo de todo o ano de 2025, que pretendemos ampliar e consolidar com o atual projeto”, explica a coordenadora do NAC, Cacá Fonseca.

A professora conta que o projeto visa também possibilitar a reativação da oficina litográfica do Núcleo, usando a prensa e o acerto tipográfico existentes. Para ela, a residência artística pode articular a arte contemporânea com outras linguagens artísticas, usando o NAC, que é um equipamento cultural de grande importância para a cidade.  “Ao estabelecer uma proposição de criação, formação e fruição artística num território popular, reafirma-se  o compromisso social e educativo das artes e da cultura articuladas pela universidade pública”, finaliza. 

Ações

O Fazer Arquipélago é um projeto que integra a rede Arquipélago NAC, organizada por uma equipe de trabalho formada por professoras do Departamento de Artes Visuais da UFPB. A rede inclui também o projeto de extensão Arquipélago NAC: entre cosmografias, acervo e território e o projeto de pesquisa Caminhos errantes e catalográficos na biblioteca de arte do NAC-UFPB, coordenados por Cacá Fonseca e Sofia Bauchwitz respectivamente.

O edital de residência artística é  financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, a partir do Fundo Municipal de Cultura e da Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa, com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Texto e Edição: Lis Lemos

Fotos: Carol del Rio