Comissão de Gestão Ambiental lança campanha na abertura do Enex 2025

terça-feira, 25 de novembro de 2025
atualizado em quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Na manhã da segunda-feira (24), a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) lançou a campanha Faça o certo, descarte correto. A campanha vai arrecadar resíduos como banners de lona, papel, livros, cartuchos de impressora, pilhas, eletroeletrônicos e tampinhas plásticas. As coletas serão realizadas em dois pontos no Campus I, sendo um fixo e outro itinerante. O ponto fixo será na Biblioteca Central, enquanto o segundo estará em diferentes lugares no Centro de Tecnologia, onde ocorrerão as apresentações do XXVI ENEX.

Os materiais arrecadados serão destinados a instituições que atuam no ramo da reciclagem, como a Organização Artyoga. Os banners de lona ou papel serão usados para confecção de bolsas e roupas pela ONG, que oferece diversos cursos gratuitos, incluindo corte e costura. As doações serão recebidas durante o Encontro Unificado, que ocorre até 28 de novembro, no campus I. 

A coordenadora da CGA, professora Elisângela Rocha, destacou a importância do engajamento às causas ambientais. “Precisamos ampliar as ações que valorizem as pessoas que cuidam da natureza nos territórios tradicionais, nas zonas urbanas e rurais”, afirmou. A campanha ocorrerá também nos campi de rio Tinto e Mamanguape e Areia, durante o Enex. A campanha é desenvolvida em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Pró-reitoria de Graduação e Biblioteca Central.

A CGA foi criada em fevereiro de 2013, e desde então preza pela política ambiental da UFPB. As ações da Comissão incluem coleta seletiva e de resíduos eletrônicos, compostagem e também com a Comissão de Arborização e Sustentabilidade Aocial (CASA), que monitora as árvores dos quatro campi. Desde setembro de 2025, a UFPB aderiu à Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável), iniciativa que reúne universidades de todo o país para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Texto: Joyce Carvalho (extensionista)

Edição: Lis Lemos