A Coordenação de Extensão Cultural – COEX tem por objetivo promover e implementar a política cultural da UFPB, entendendo a Cultura como quarto pilar indissociável do Ensino, Pesquisa e Extensão. A COEX acredita na integração de projetos voltados à cultura potencializando uma UFPB ética, plural, respeitosa, comprometida com uma gestão cultural democrática e participativa.
A COEX atua na promoção de uma política cultural da UFPB, fomentando parcerias institucionais com outros órgãos, buscando a valorização dos saberes artístico-culturais locais e nacionais. Além disso, é a coordenação responsável pelo gerenciamento dos equipamentos culturais da UFPB.
Com mais de 40 anos de história, o Nuppo possui o Museu da Cultura Popular, que abriga um acervo de obras paraibanas e nordestinas, composto por brinquedos artesanais, cordéis, livros, artefatos pertencentes a religiões cristãs e de matriz afro-índigena, esculturas de barro e cerâmica. Também integra o Núcleo, o Arquivo de Cultura Popular, com mais de dois mil registros de manifestações culturais populares na Paraíba. Já na Biblioteca de Cultura Popular Altimar Pimentel é possível encontrar mais de oito mil cordéis, além de livros, periódicos, folhetos, contos populares e xilogravuras.
Fundado em 1978, e localizado no centro de João Pessoa, o NAC abriga exibições de artistas independentes, promovendo a circulação de arte contemporânea paraibana, nordestina e nacional. Além das exibições, o Núcleo também realiza ações de formações artísticas, debates, seminários voltados para o público em geral. Para saber mais, acesse o Instagram
Localizado no centro de João Pessoa, o NTU possui três equipamentos fundamentais para a arte e cultura paraibanas. O Teatro Lima Penante, a Pousada Nautília Mendonça que abriga artistas durante período de espetáculo e a Biblioteca Ângelo Nunes, que possui um acervo com mais dois mil itens, entre livros, textos de teatro, revistas e também fotografias e documentos que preservam a memória da história do teatro paraibano. Para conhecer mais, acesse o Instagram.
O Nudoc é responsável por manter a memória cinematográfica e videográfica produzida na UFPB ou por associados. Nele criou-se a base da reestruturação do cinema paraibano, e também os primeiros vislumbres do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB. Para conhecer mais, acesse o Instagram.
O Museu foi inaugurado em 2017, após a doação, ainda em vida do artista plástico e professor Hermano Guedes de Melo. Sua casa foi transformada num museu após seu falecimento, em 2015, e toda sua obra foi incorporada à instituição. O MCCHJ conta com exposições de curta e longa duração, com uma biblioteca especializada em cultura e artes, além de um palco na área externa destinado a apresentações de teatro, literatura e outras artes. Para saber mais, acesse o site e o Instagram.
E-mail: coex@proex.ufpb.br
Telefone: 83 3216 7352
Instagram: @coex.ufpb
Última atualização: sexta-feira, 12 de setembro de 2025