Aerojampa aproxima engenharia de estudantes do Ensino Médio em João Pessoa

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O projeto de extensão Projetando Engenheiros: Aerojampa levando engenharia à escola foi pensado como uma forma de apresentar e reforçar o interesse de alunos do Ensino Médio para a área de engenharia e, principalmente, aerodinâmica. A ação nascida no Departamento de Engenharia Mecânica, é derivada do Aerojampa; projeto de aerodesign presente na UFPB desde 2007.

Derivados do Aerojampa, foram criados outros seis projetos com o objetivo de ampliar o ensino da aerodinâmica com diversidade de público e local. Enquanto o Aerojampa visa engajar estudantes para a construção de uma aeronave, trabalhando o lado prático do ensino teórico em sala de aula; o Projetando Engenheiros pensa numa forma de levar a engenharia para as escolas de maneira simplificada. Dessa forma, possibilita uma nova visão das ciências exatas para alunos que em breve decidirão suas profissões. 

A bolsista do projeto, Orquídea Di Paola, é a responsável por entrar em contato com as escolas e organizar as visitas. Ela conta que nessa edição foram visitadas quatro escolas na cidade de João Pessoa, com previsão para mais duas ainda antes do término do projeto. As visitas são realizadas em um dia escolhido pela direção escolar, com atividades de incentivo à engenharia, combinando palestras que apresentam termos e softwares à demonstrações de sistemas elétricos simples.

Orquídea conta que em um episódio a equipe teve a oportunidade de lecionar uma aula de termodinâmica numa visita à EECI Cônego Nicodemos Neves, no bairro dos Estados. Para a bolsista, as visitas são especiais. “A tecnologia é o futuro do mundo. Trazer a ideia de cursos relativamente complexos de forma simplificada instiga a curiosidade dos alunos para seguir e permanecer em carreiras de engenharia”, afirma.

Além de palestras e oficinas, o projeto também promove atividades que estimulam a criatividade. A vice-coordenadora do projeto, professora Halane Fernandes conta de um desafio teórico cuja finalidade era pensar em soluções para atravessar um rio usando apenas tábuas e cordas, usando os princípios da engenharia. “O objetivo dessa atividade era estimular o raciocínio criativo, o planejamento coletivo e a busca por respostas práticas para o problema proposto”.

O Aerojampa possui uma equipe com mais de 40 participantes e foi planejado para a criação de protótipos de aeronaves funcionais para concorrer numa competição da Society of Automotive Engineers (SAE), Sociedade de Engenheiros Automotivos, em tradução livre. O SAE chegou ao Brasil em 1991 e promove eventos, cursos e concursos para a área da Engenharia Brasileira. O Aerojampa participa anualmente na competição de Aerodesign da SAE, e em seu melhor ano alcançou o 19º lugar entre 60 participantes nacionais e internacionais. 

Texto: Joyce Carvalho

Edição: Lis Lemos