Proex e Prape lançam chamada de bolsas para projetos do AfirmaSUS

Até o dia 13 de novembro, estão abertas seleções para discentes e docentes da UFPB, além de membro externo, para atuação em dois projetos aprovados, via Proex e Prape, no Programa Nacional de Apoio a Permanência, Diversidade e Visibilidade para discentes na área da saúde – AfirmaSUS.
Os editais preveem dez bolsas para discentes da UFPB de diversas áreas, uma bolsa para orientador de serviço, que deve ser preenchida por representante da sociedade civil organizada (movimentos sociais e associações comunitárias), com formação de nível médio ou superior. Também está prevista uma vaga de voluntário para co-tutor, destinada a docentes da UFPB.
O projeto Saúde Única nos Povos Originários da Paraíba será coordenado pelo professor Arthur Brasil, do Centro de Ciências Agrárias. “Inicialmente teremos dois públicos-alvo, os estudantes em vulnerabilidade social que possuem um maior risco de evasão da universidade e as pessoas indígenas que se encontram em vulnerabilidade de saúde”, explica sobre o coordenador sobre a ação. Serão contemplados indígenas dos territórios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.
Já o projeto AfirmAçõesJampaSUS: caminhos de pesquisa-ação, formação, comunicação e cuidado em saúde mental na Atenção Básica à Saúde de populações vulnerabilizadas socialmente será coordenado pelo professor André Façanha do departamento de Educação Física e será desenvolvido em João Pessoa. A ação também selecionará um voluntário como preceptor, destinado a profissional de saúde vinculado ao serviço de saúde da Atenção Básica à Saúde ou Rede de Atenção Psicossocial.
Os discentes devem cumprir carga horária de 12 horas semanais. O valor das bolsas será equivalente ao fixado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a modalidade Apoio Técnico em Extensão no País (ATP), vigente em 2023. O resultado final será divulgado em 17 de novembro.
Texto e edição: Lis Lemos
