Projeto da UFPB leva ensino de Ginástica Artística a adultos e crianças

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

A ginástica artística se transformou num dos esportes mais queridos pelos brasileiros nos últimos anos. O desempenho das ginastas brasileiras nos Jogos Olímpicos de 2024 é um dos fatores que contribuíram para isso. No entanto, desde 2017, um projeto de extensão da UFPB, o ProGym, oferece aulas semanais para adultos e crianças que querem aprender essa modalidade esportiva. 

“Sempre trabalhamos pautados na premissa de que a ginástica artística é possível de ser praticada por todos, independente da idade”. Foi com esse mote que o coordenador da ação, professor Claudio Meirelles, do Centro de Ciências da Saúde, deu início a um projeto que está ativo há quase dez anos. Nesse período, já passaram mais de três mil alunos da comunidade interna e externa da UFPB pelas aulas ministradas no Ginásio de Ginástica. 

Além da longevidade, que demonstra o impacto da ação na comunidade, Claudio destaca que o ambiente acolhedor também é um diferencial para que os alunos permaneçam e que novos queiram ingressar a cada semestre. “Para nós, é uma grata surpresa. Quando começamos o projeto não tínhamos uma noção clara do quanto uma atividade esportiva para adultos impactaria dessa forma”, afirma surpreso. 

Essa também é a percepção do bolsista Leonardo Wagner, que cursa o sétimo período de Educação Física e está no projeto desde o primeiro ano da graduação. “O ProGym é um espaço plural e acolhedor que permite que diferentes pessoas, de diferentes níveis, tenham a experiência da prática da ginástica mesmo que de forma tardia, possibilitando uma melhoria nas capacidades físicas e no repertório motor dos participantes”, avalia Leonardo. 

A empresária e pole dancer Ana Isadora Meneguetti participou do ProGym por duas vezes, nos anos de 2021 e 2024. Ela conta que só se afastou das atividades por falta de tempo. ” A magia da ginástica para mim é que é um espaço onde a gente pode voltar a ser criança, a perceber do que o nosso corpo é capaz, porque muitas vezes a gente é tirado disso, né? Então acho que dentro da ginástica podemos brincar e perceber que o nosso corpo é capaz de ir muito além do que ficar sentado e trabalhando”, defende.

Oferta

As inscrições para iniciantes terão início na segunda-feira próxima (09) pelo SIGAA. As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 12h às 13h10, no Ginásio de Ginástica da UFPB. Aqueles que já fazem parte do curso, terão de realizar matrícula na próxima quarta-feira (11). 

A cada semestre são ofertadas 60 novas vagas, em turmas para crianças dos seis aos 12 anos, dos 13 aos 17 anos e para adultos a partir dos 18 anos. No entanto, a procura é bem maior. “Quando a gente abre as inscrições no Sigaa, temos em torno de 300 pessoas”, afirma o  coordenador da ação, professor Cláudio Meirelles. Para isso, foi necessário que a equipe criasse um método de seleção, que consiste em um teste para avaliar se condições mínimas, principalmente, dos adultos que nunca fizeram ginástica. 

Texto e edição: Lis Lemos