Projeto incentiva cuidados com a saúde através da corrida

terça-feira, 4 de novembro de 2025

O projeto Corre – Transformando Saúde e Qualidade de Vida pela Corrida tem como objetivo principal atuar na prevenção de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo. Para isso, desenvolve atividades de corrida na pista de atletismo da UFPB voltadas para a população.

Coordenado pelo professor Luciano Meireles, o projeto está em sua segunda edição. O coordenador afirma que a primeira edição, realizada no primeiro semestre de 2025, teve boa recepção por parte dos participantes. “A avaliação positiva reflete a importância do projeto, que tem sido uma oportunidade única para as pessoas se sentirem parte de um movimento inclusivo e saudável de prática de atividade física e diminuição do sedentarismo”, defende.

Impacto

Uma das beneficiadas pela ação é a servidora da UFPB, Janaína Bezerra. Ela conta que buscou o projeto para melhorar a saúde a longo prazo. “Meu principal objetivo ao participar do Corre está relacionado à busca por qualidade de vida e a construção de um futuro em que eu possa ter uma velhice mais autônoma. O projeto de corrida viabiliza e fortalece ainda mais minhas ideias de cuidado e planejamento para o futuro”, afirma.

A satisfação com o projeto não é individual. O também servidor da UFPB, Kadmo Oliveira, avalia que o ambiente é acolhedor e ressalta a preocupação dos extensionistas com os participantes. “As atividades são bem organizadas e respeitam o ritmo de cada pessoa, o que torna o processo de evolução mais motivador.”

Participantes do projeto durante treino

Além do impacto para os participantes, o projeto também gerou mudanças na vida dos discentes extensionistas. Kaique Vicente, aluno de Educação Física descreve sua experiência como indispensável. “Foi com o Corre que eu tive a certeza do curso que quero concluir. Ver pessoas que antes apenas caminhavam, ou que tinham limitações, conseguirem correr, e ainda me agradecerem por isso, foi simplesmente a sensação mais incrível que já pude sentir”, enfatiza.

Metodologia

As atividades ocorrem na pista de corrida da UFPB, com 60 alunos divididos entre os dois turnos. Às terças e quintas, os participantes são divididos em duas turmas de 15 pessoas, nos horários de 6h e 7h da manhã. No turno da tarde, as aulas ocorrem às segundas e quartas, sempre às 15h e às 16h. 

Antes de iniciar o treino de corrida, são aplicados testes de aptidão física, como o teste de Cooper, que consiste numa corrida com a meta de tempo de 12 minutos, com velocidade livre. Também é realizado um segundo teste que consiste numa corrida de um quilômetro, também para avaliação de aptidão. Os organizadores também medem o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes, para melhor acompanhamento dos inscritos.

Texto: Joyce Carvalho

Edição: Lis Lemos