Projetos atuam na prevenção ao câncer de mama durante todo o ano

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

O mês de outubro ganha destaque pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, mas a prevenção não deve ser exclusiva a uma única data. Os projetos de extensão Se toque para a vida e Promama: Fortalecendo laços realizam, durante todo o ano, atividades voltadas para o diagnóstico precoce e prevenção da doença. O foco é levar informações para mulheres nas salas de espera de hospitais públicos e Unidades de Saúde da Família (USF) de João Pessoa. 

Com dez anos de atuação, a equipe do Se toque realiza visitas semanais, em USFs, como a Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário IV, (nos bairros de Mandacaru, Torre e Mangabeira) e no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB. Nessas visitas, são feitas palestras sobre conscientização, formas de prevenir e de descobrir o câncer ainda em seu início, com exames de rotina e um olhar atento ao próprio corpo.

“Falar sobre câncer não é simples e ainda desperta muito medo na população. Então, promover a conversa e o acolhimento é fundamental para desmistificar algumas crenças equivocadas, esclarecer dúvidas e fortalecer medidas de prevenção que podem reduzir a mortalidade dessa doença”, afirma extensionista do projeto, Letícia Andrade. A discente conta também que em muitas ocasiões, as mulheres se sentiram confortáveis em compartilhar suas histórias com o grupo, enquanto outras buscavam a equipe para conversas à sós, contando suas experiências ou tirando dúvidas. 

Em 2010, a professora Cintia Costa, coordenadora do projeto, foi diagnosticada com câncer de mama e sentiu uma forte ausência de informações, acolhimento e escuta à mulheres acometidas da doença. Após essa experiência, em 2015 decidiu criar o projeto. “Se Toque fala de tocar-se com amor, com atenção, com respeito. E Para a Vida reforça o sentido de permanência, de valorização do viver, de promoção e prevenção como caminhos de proteção e dignidade”, explica a coordenadora do projeto. A ação chega a impactar, nas atividades presenciais, uma média mensal de 400 mulheres.

Também na prevenção

O projeto Promama: Fortalecendo laços na prevenção do câncer de mama teve seu início no ano de 2018. Inicialmente, as ações aconteceram no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), mas posteriormente foram ampliadas para as salas de espera do Hospital Napoleão Laureano e também para Unidades de Saúde da Família de João Pessoa. As atividades se baseiam no combate à desinformação sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama, sobre mitos e verdades sobre a doença.

A coordenadora do projeto, Lakymê Mangabeira, conta que ajudar as pessoas a diferenciar  informações verdadeiras  de falsas foi a maior motivação para a criação do projeto. “Só fazendo o diagnóstico precoce, a gente consegue evitar a morte pela doença”, afirma a docente. Ela também falou da importância da participação de homens nas atividades, que levaram informações às mulheres de suas famílias, sobre a importância dos exames de rotina. 

Texto: Joyce Carvalho

Edição: Lis Lemos