Empresas Juniores são destaque em evento dentro do XXVI ENEX

Reunindo estudantes de diversas áreas, o III Encontro das Empresas Juniores da UFPB ocorreu na manhã dessa quinta-feira (27), dentro da programação do XXVI Encontro da Extensão (ENEX). A pró-reitora Bernardina Freire fez a fala de abertura dando boas vindas aos estudantes e reafirmando o compromisso da Proex com as EJs. “Saibam que vocês não estão sozinhos. Além dos orientadores, a Proex também está aqui para auxiliar no trabalho e fortalecimento das EJs. Esse é um espaço de maturidade e aprendizagem para o futuro profissional de vocês”, concluiu a pró-reitora.
A servidora técnico-administrativa da Proex, Líbia Ferreira, apresentou os dados da unidade no apoio institucional junto às empresas juniores em 2025. As ações contemplam desde apoio financeiro para participação em eventos até contratação de serviço de contabilidade. “É importante ressaltar mais uma vez a importância da atualização dos dados cadastrais das EJs junto a UFPB para garantir orçamento para esse fim”, reiterou Líbia.

Essa também foi a tônica da fala da egressa Geisa Ferreira, uma das convidadas para a mesa redonda Empresa Júnior e o Mercado de Trabalho: experiência de egressos da UFPB e o impacto na vida profissional. Geisa, que atualmente é servidora técnico-administrativa da UFPB, falou sobre a importância que as EJs podem assumir na vida das pessoas atendidas por elas.
Participação
A estudante de Relações Internacionais, Letícia França, participa da Líderi Consultoria como gerente de projetos da área.”A gente trabalha com empresas reais, então estamos trabalhando com o sonho de outras pessoas e isso é uma responsabilidade e um aprendizado muito grande”. Letícia conta que em 2025 a empresa teve nove contratos com clientes na área do comércio exterior, atuando com clientes do Nordeste e de outras regiões do país. A Líderi foi fundada em 2012 e cerca de 30 estudantes participam atualmente do seu funcionamento.
Texto, edição e fotos: Lis Lemos
