UFPB realiza abertura do XIII Encontro Unificado e XXVI ENEX

Com o tema A UFPB e a inserção territorial em ensino, pesquisa e extensão, teve início o XIII Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no CCS, na manhã desta segunda-feira (24). A solenidade também marcou a abertura do XXVI Encontro da Extensão (ENEX).
O evento, que segue até a próxima sexta-feira (28), destaca o papel estratégico da UFPB no desenvolvimento regional e transformação social. Essa foi a primeira vez que a abertura do Encontro Unificado trouxe a temática de enfrentamento ao racismo, marcando também o Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20.
A pró-reitora de Extensão, Bernardina Freire, lembrou do compromisso da atual gestão com a construção de uma universidade plural, comprometida com a transformação social. “ Assumimos o compromisso com uma educação pública e antirracista para mudar vidas e a extensão tem um papel muito importante nesse contexto”, afirmou Bernardina.

A vice-reitora Mônica Nóbrega corroborou as falas, apresnetando que em 2026 será implementado o Plano Setorial da Universidade Federal da Paraíba de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. O documento foi construído por diversos agentes da Universidade, como estudantes, docentes e técnicos de diferentes setores durante o ano de 2025. “Além dos órgãos existentes, como CIA e CoMu, ainda teremos outros de combate ao racismo e a LGBTfobia”, confirmou Mônica.
“Levamos 70 anos para ter uma mesa como essa num evento tão importante para a UFPB”, afirmou a servidora técnico-administrativa Lourdes Teixeira, extensionista e vice-coordenadora do Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da UFPB (CoMu).
A mesa de abertura contou ainda com as presenças da pró-reitora de graduação, Ana Claudia Rodrigues, do representante da pró-reitoria de Pesquisa, Isaac medeiros, do coordenador da Comissão de Heteroidentificação, Antônio Baruty e do discente Felipe Tavares, representante da Frente Negra Unificada da UFPB.
Programação
A solenidade contou ainda com a palestra Corpo-Território: Ensino, Pesquisa e Extemnsão em Perspectiva antirracista, do professor Diego dos Santos Reis. O docente é vinculado ao departamento de Fundamentação d aEducação, do CE, e líder do Travessias – Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação Antirracista (CNPq/UFPB).
Na sequência foi lançada a campanha Ação Sustentável – Faça o certo, descarte o correto, promovida pela Comissão de Gestão Ambiental, em parceria com a Proex, PRG e Biblioteca Central.
Confira a programação completa do Enex:
Texto, edição e fotos: Lis Lemos
